o sexto e ultimo passo para eliminar de vez os maus hábitos

como eliminar de vez os maus hábitos

Maus Hábitos

“Qualquer pessoa que aprenda que pode escolher os seus próprios sentimentos, palavras e acções, é uma pessoa livre e uma pessoa poderosa.”

— Ernst G. Beier

  1. Finalmente Livre!

Agora é hora de eliminar de vez os maus hábitos . Quando passa da fase 5 para a fase 6, você eliminou o mau hábito para sempre. Nesta fase, o mau hábito já não é uma ameaça. Ele nunca mais voltará.

Os terapeutas profissionais chamam a esta fase terminação. Alguns terapeutas acreditam que a terminação é impossível. Os Alcoólicos Anónimos ensinam os seus membros que nunca estarão livres da ameaça de uma recaída. Por outras palavras, o melhor que podem esperar é uma vida de manutenção do sucesso, o que significa que podem esperar passar o resto das suas vidas a lutar contra o impulso de tomar uma bebida.

Existe uma forma melhor: eu sei que a terminação é possível, porque eu era viciado em nicotina da mesma forma que os alcoólicos são no álcool, e libertei-me dos cigarros para sempre.

  1. O nosso potencial para a mudança

Não quero fazer com que pareça fácil, porque não é. Mas é possível eliminar os maus hábitos para sempre.

Temos tendência a obter os resultados que esperamos obter. Um artigo recente no New England Journal of Medicine revelou algumas descobertas interessantes nas atitudes e expectativas de pacientes com cancro.

Os investigadores estudaram a relação existente entre as orações e a melhoria da condição dos pacientes com cancro. O estudo concluiu que as orações de outras pessoas pareciam não ter qualquer importância na condição dos pacientes participantes no estudo.

Mas a atitude dos próprios pacientes tinha uma forte relevância nas suas hipóteses de sobrevivência ao cancro. Os pesquisadores descobriram que, em pacientes nas mesmas condições, as suas hipóteses de sobrevivência dependiam em grande parte da sua crença que iriam melhorar.

Este não é o primeiro estudo que chega a esta conclusão, e não será o último. Estes estudos apenas confirmam aquilo que muitos médicos sabem há já muito tempo: os nossos pensamentos e expectativas podem ajudar-nos a melhorar, ou podem pôr-nos doentes. Os cientistas estão a começar a reunir muitos dados resultantes de pesquisas que sugerem que as pessoas podem literalmente preocupar-se com a morte.

A questão é esta: se você pensa que terá de passar o resto da sua vida a lutar contra o impulso de voltar ao seu mau hábito, provavelmente terá mesmo. Não porque você não se consegue libertar do problema, mas por causa da forma como você vê o problema, que o força a permanecer focado no seu velho comportamento.

Ao focar-se novamente nos benefícios do seu novo estilo de vida, você substitui os pensamentos negativos por pensamentos positivos. Eu concordo com a premissa básica dos AA: eliminar o velho problema requer uma luta longa e difícil. A questão é que você não tem de eliminá-lo. É muito mais fácil substituí-lo com alguma coisa melhor.

A libertação dos maus hábitos acontece quando você substitui o velho comportamento com um novo estilo de vida. Sempre perguntei porque motivo os AA não se concentram menos em controlar os impulsos dos seus membros para beber e mais em ajudá-los a construir um novo estilo de vida que enfatize a importância do exercício físico.

Os AA estão certos numa coisa: o excesso de confiança é um perigo na fase 5. Dizer a si próprio que consegue aguentar uma bebida, ou um cigarro, ou uma fatia de bolo de chocolate, é uma das maiores causas de recaída. Então, como é que você sabe quando a guerra acabou?

A diferença entre a fase 5 e a fase 6 é uma diferença entre ainda em mudança e já mudado. As pessoas na fase 5 lutam para fazer e manter mudanças na sua vida. A luta pode continuar durante anos, ou para sempre. As pessoas na fase 6 já mudaram o seu estilo de vida de forma bem sucedida.

Como é que você sabe quando está realmente livre de um mau hábito, para sempre? Repare nestes três sinais. Quando descobrir os três no seu novo “eu”, pode estar certo que já deixou o mau hábito para sempre:

  1. Você tem uma nova auto-imagem. As pessoas que passam por uma mudança individual bem sucedida falam sobre “ter a mudança”. Quando chegam à fase 6, sentem que “fizeram sua” a mudança. Por outras palavras, agora vêem-se a si próprios como uma nova pessoa que está a viver um novo estilo de vida. Um dia deixei de pensar em mim próprio como “ex-fumador”. Pode parecer que existe apenas uma diferença superficial, mas não. A partir do momento em que comecei a pensar em mim próprio como não-fumador em vez de ex-fumador, eu sabia que tinha havido uma mudança profunda e definitiva na minha auto-imagem. Nesse momento, eu soube que o problema nunca voltaria.

  1. Você já não se sente tentado em nenhuma situação. Você não terá de fazer mais esforços. Se metade das pessoas presentes num encontro estiver a fumar, você já não se sentirá minimamente tentado a juntar-se a eles. Este é um sinal seguro que você está livre para sempre.

  1. Você tem uma confiança real no seu poder de escolha. Você sabe que vive melhor sem o seu anterior comportamento. Você gosta do seu estilo de vida mais saudável. Nada poderia fazer com que você voltasse ao seu velho hábito. A pressão social já não constitui uma ameaça. Já não tem de beber com a malta para se sentir um homem, e já não precisa de uma bebedeira para sentir que a sua vida é completa.

David Lucero ainda está nas ruas próximas da estação de autocarro de Greyhound. Espero que em breve ele esteja pronto para entrar na carrinha. Por agora, ele ainda espera por uma viagem imaginária para um lugar e para um tempo que só existe na sua imaginação. Ele ainda não pode fazer uma escolha com base naquilo que precisa de fazer no presente.

Se chegou a um ponto em que percebeu que está preso a um estilo de vida auto-destrutivo, você já deu o primeiro passo no ciclo de mudança individual. Já começou a estar consciente da necessidade de mudança num dado aspecto da sua vida.

Qualquer que ele seja, lembre-se que pode libertar-se dele. Irá levar tempo, mas você já deu o passo mais difícil, ao reconhecer conscientemente o problema. Agora, comece a trabalhar no seu plano. Use esta informação como um guia passo a passo. Não tente saltar nenhuma das fases – não irá resultar se o fizer.

Acredite que pode criar um estilo de vida mais saudável e mais feliz. À medida que for avançando nas fases de mudança individual, lembre-se sempre do que o psicólogo Ernst G. Beier descobriu sobre o processo de libertação dos maus hábitos: “Qualquer pessoa que aprenda que pode escolher os seus próprios sentimentos, palavras e acções, é uma pessoa livre e uma pessoa poderosa.”

Quando você vencer a batalha na sua mente, será só uma questão de tempo até vencer a guerra contra os maus hábitos.

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