Top 31 – dicas de motivação

Quando nos sentimos um fracasso em que acreditar

Dicas De Motivação

Aqui estão as 31 dicas de motivação mais poderosas que você pode usar para aumentar a produtividade e alcançar uma maior realização na vida. Eu escolhi algumas das dicas mais úteis de blogs de qualidade e textos clássicos (para alguns estas dicas podem soar familiares), e acrescentei algumas preciosidades do We The Change. Aproveite!

1. Torne as coisas DIVERTIDAS

Você nunca vai estar motivado para fazer algo que o faz sentir-se triste, com medo, deprimido ou aborrecido. Assim, há que encontrar uma maneira de tornar o projecto emocionante. Se não for possível, considere uma forma de atingir o objectivo final de uma maneira diferente, que não implique tal esforço!

2. Crie o hábito da visualização

É uma das ferramentas de motivação mais poderosas, e que a maioria das pessoas simplesmente não utiliza. Reserve cinco minutos por dia e pratique a visão de estar a atingir as suas metas mais elevadas. Ao princípio vai ser difícil mas, eventualmente, a sua mente vai reorganizar-se e vai levá-lo para um caminho muito mais claro.

3. Arranje um amigo com objectivos semelhantes

Você pode fazer isso sozinho? Absolutamente! Mas os objectivos são mais fáceis de alcançar quando você trabalha em conjunto com um parceiro que tem objectivos sinérgicos. E esse parceiro está lá fora, tudo o que você tem a fazer é olhar e perguntar!

4. Cultive a paciência

Não importa quão motivado você está, as coisas nem sempre acontecem imediatamente ou quando você quer. Por isso, é absolutamente imperativo desenvolver uma grande paciência, e permitir que os seus objectivos se manifestem naturalmente.

5. Arranje um treinador de vida (life coach), ou um mentor de negócios

Os treinadores de vida e assessores empresariais estão em expansão, e por um bom motivo! Estes indivíduos são treinados para ouvir e ajudá-lo a agir de forma produtiva. Pela minha experiência, ter um bom treinador de vida é a motivação na sua forma mais pura.

6. Crie tarefas mais pequenas e fáceis de gerir

É tão fácil perdermo-nos num mar de inactividade quando estamos constantemente a pensar sobre os grandes objectivos que estabelecemos para nós mesmos. É bom criar metas de longo prazo, mas certifique-se sempre que dedica atenção às tarefas mais pequenas, que desencadeiam acções que o fazem andar para a frente.

7. Esteja em contacto com a natureza, frequentemente

Passe 10 minutos a olhar para as estrelas numa noite de céu limpo. OU, tire uma meia hora e vá até à praia ouvir o barulho das ondas. OU, dê um passeio no bosque. Quando fizer isto, esteja lá totalmente e mergulhe na beleza natural que está à sua volta. Existe algo mais motivador do que isso?

8. Vá a uma aula

As pessoas perdem a motivação porque estão entediadas. Ir aprender algo que seja do seu interesse é uma óptima maneira de evitar o seu próprio aborrecimento.

9. Esteja consciente dos seus impulsos para PARAR, e espere que eles aconteçam

Não importa como você está motivado, haverá momentos em que você vai perder essa motivação. E nãohá qualquer problema – na verdade, as pessoas mais produtivas esperam por esses ciclos de baixa motivação e procuram aprender com eles. Quando isso acontecer consigo, seja paciente e descubra que actividade pode retirá-lo desse estado.

10. Peça o conselho honesto de pessoas que você respeita!

Outra pérola de sabedoria que a maioria das pessoas esquecem – PEÇA CONSELHOS, especialmente de pessoas que você respeita. Você vai sair com uma perspectiva diferente da sua missão, e sentir-se renovado e  motivado!

11. Quando você tirar uma folga, nem sequer pense sobre isso

Você precisa de fazer pausas, a fim de se manifestarem novas ideias. Quando estiver em repouso, descanse efectivamente e treine o seu cérebro para não pensar nas suas maiores ambições. Isso também vai ser difícil de fazer ao princípio, mas você pode ter grandes benefícios a longo prazo.

12. Faça um grande compromisso público. Fique totalmente comprometido

Eu tenho um presente do meu amigo Leo no Zen Habits que eu adoro! Ele diz: “este truque funciona sempre. Crie um blog e anuncie ao mundo que você está a trabalhar para atingir um determinado objectivo, numa determinada data. Comprometa-se com o punho”. Obrigado Leo, você motivou-me certamente. dicas de motivação

13. Repita afirmações positivas

Crie duas ou três frases que afirmam os seus objectivos e repita-as em voz alta em algum momento, durante o dia (de preferência da parte da manhã). Apresentar as suas intenções para a mente subconsciente é uma ferramenta de motivação poderosa.

14. Limite a ingestão de notícias “locais” e “do mundo”

Porquê? Porque na maioria das vezes é totalmente desmotivador. E você pode surpreender-se ao ouvir isso, mas você não precisa de saber tudo o que acontece no mundo, a toda a hora. Faça uma pausa disso.

15. Espreguice-se assim que acordar

Espreguiçar-se durante cinco minutos ao acordar pode mudar a sua visão de uma forma muitas vezes surpreendente (traz a sua atenção para o interior), por isso ponha o sangue a circular logo pela manhã!

16. Rodeie-se de citações positivas

Cole algumas citações positivas sobre o monitor do computador, coloque-as no seu bolso, no volante, etc. Este é um método simples para manter as vibrações positivas e motivadoras a fluir.

17. Esteja disponível para obter “pequenas vitórias”

Atingir um sentido consistente de realização é crucial para se manter motivado. Assinalar tarefas concluídas no meio de uma lista de coisas a fazer (e saber que não tem que voltar a fazê-las), deve fazer você sentir-se bem, e motivá-lo a ser mais produtivo.

umbrellas.jpg

18. Recompense-se

Quando atingir esses pequenas vitórias… recompense-se com algo significativo. Não é realmente uma “vitória”, até você se sentir bem sobre isso, certo? Isso é algo que a maioria das pessoas simplesmente não faz, e passam de uma tarefa para a outra de uma forma superficial, com pouca diversão. Cuide-se, você merece!

19. Tenha um ambiente de trabalho organizado e simples

A desordem no seu espaço físico traduz a desorganização na sua mente. Tenha um espaço limpo e fresco para trabalhar e os seus pensamentos e acções irão segui-lo.

20. Faça a tarefa (ou tarefas) mais importante imediatamente!

Logo depois de uma boa espreguiçadela, trate de duas das tarefas mais importantes que você tem para o dia. Isto irá dar-lhe uma agradável sensação de realização, e irá motivá-lo para as restantes horas de trabalho.

21. Escolha alguém que tenha alcançado um objectivo similar

Não importa o quão estranhos são os seus objectivos, é provável que alguém tenha conseguido algo parecido. Melhor ainda, é provável que essa pessoa fosse menos qualificada, menos inteligente, e todos tinham menos expectativas no sucesso dele/dela. Descubra como é que essas pessoas o fizeram…

22. Mantenha um diário do seu progresso

Você não precisa de fazer isso todos os dias (você pode, se quiser, mas às vezes isso torna-se muito demorado… e não é bom fazer um diário só porque se sente pressionado a fazê-lo). Em alternativa, escreva sempre que lhe apetecer, e sentir-se-á orgulhoso do seu progresso.

23. Mantenha-se firme nos seus objectivos!

Esta é outra maneira de dizer, “simplesmente faça isso”. Muitas vezes você vai descobrir que o que você está a adiar não é tão mau como se pensava, e não leva muito tempo.

24. Escreva o seu próprio elogio fúnebre

Um exercício muito poderoso (e não muito falado) para a motivação. Apesar de soar mórbido, esta prática pode ser uma experiência transcendente. Para mais informações, leia o que é o seu legado (e você pode ver o que eu quero dizer sobre mim quando tudo terminar)!

25. Defina metas INCRÍVEIS para si mesmo

Digo “incríveis” porque escrever as metas deve ser uma experiência divertida e inspiradora! Se escrever os seus objectivos o deixa stressado, então você não deve fazer isso (ou mude a sua forma de pensar, porque isso deveria contribuir para o exercitar a imaginar a vida que você quer levar).

26. Tente usar diferentes tipos de música para se estimular

A música tem a capacidade única de gerar sentimentos dentro de nós, que meras palavras, por vezes, não conseguem fazer. Encontre a música certa para o seu estado de espírito, e use-a de forma inteligente!

positive-thinking.jpg

27. Acredite que você pode fazer aquilo que planeia fazer

Você não precisa de saber COMO está a ir para atingir os seus objectivos, mas precisa de ter uma crença interior inabalável de que vai realizá-los. SAIBA APENAS que está a trabalhar e a agir para concretizar esses objectivos, e você vai sentir-se constantemente estimulado.

28. Defina um objectivo de EXERCÍCIO a curto prazo e alcance-o!

Diga a si mesmo que você vai conseguir correr duas milhas dentro das próximas duas semanas sem parar para descansar. OU fazer dez flexões rectas. OU fazer uma aula de Yoga Bikram completa. O objectivo é definir uma meta realista para o seu corpo, alcançá-la e preparar o terreno para a mente!

29. É normal não saber tudo

Como é que isso é motivante? Porque a partir do momento em que você percebe que nem sempre sabe exactamente o que fazer a cada momento, você pode relaxar e permitir que a melhor solução venha à superfície (algo que tem tendência a acontecer num estado relaxado).

30. Observe pensamentos como “Eu não posso fazer isso” ou “Eu nunca posso fazer aquilo”

Eu digo para os observar, porque não há realmente forma nenhuma de se livrar deles, pois eles existem para todos os seres humanos. Mas você pode tornar-se um observador da sua negatividade, e começar a perceber que ela é uma ferramenta criada pela mente que apenas o limita. Depois de obter uma perspectiva diferente, você pode contornar os pensamentos negativos e permitir que uma acção pura possa surgir.

31. Todos os dias, comprometa-se a fazer pelo menos duas coisas de forma proactiva

É fundamental “avançar” a cada dia. Aconteça o que acontecer, certifique-se que você está a fazer pelo menos duas acções diárias que o colocam mais perto dos seus objectivos finais. A maioria das pessoas gasta 99,9% do seu tempo no modo reaccionário, e isso é ultra-desmotivador.

Aqui tem uma lista bastante completa. Como sempre, gostaria de ouvir os seus pensamentos e comentários. Obrigado…

Dicas De Motivação

 

Top 31 – dicas de motivação
Vote neste artigo

Comentários

  1. loja natura || at

    compre aparelho para depilação a laser na loja herbal-pt.com

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*