O segredo da produtividade de Jerry Seinfeld

produtividade

Jerry Seinfeld

Há anos atrás, quando Seinfeld era um novo programa de televisão, Jerry Seinfeld ainda era uma história de um comediante que andava de bar em bar. Na época, eu andava de clube em clube a fazer noites de microfone aberto, a tentar perceber os meandros da coisa. Uma noite, eu estava no clube onde Seinfeld estava a trabalhar, e antes de ele entrar em palco, eu vi a minha oportunidade. Tive de perguntar a Seinfeld se ele tinha alguma dica para um jovem comediante. O que ele me disse nessa noite foi algo que iria beneficiar-me a vida inteira…

Ele disse que o caminho para ser um humorista melhor era criar melhores piadas, e a forma de criar melhores piadas era escrever todos os dias. Mas o seu conselho era melhor do que isso. Ele tinha uma técnica de alavancagem que ele usou para si mesmo, e você pode usá-la para se motivar – mesmo quando você não se sentir como ele.

Ele revelou-me um sistema único de calendário que ele usa para pressionar-se a escrever. Aqui está como ele funciona.

Ele disse-me para arranjar um calendário grande de parede, que tivesse um ano inteiro numa única página, e para o pendurar numa parede de destaque. O próximo passo era arranjar um marcador mágico vermelho grande.

Ele disse que para cada dia em que eu fizesse a minha tarefa de escrever, podia colocar um grande X vermelho sobre aquele dia. “Ao fim de alguns dias você terá uma corrente. Basta mantê-la e a corrente vai crescer mais a cada dia. Você vai gostar de ver essa corrente, especialmente ao fim de algumas semanas neste regime. O seu próximo trabalho, e o único, é não quebrar a corrente. “

“Não quebre a corrente”, disse ele novamente para dar ênfase.

Ao longo dos anos eu usei esta técnica em muitas áreas diferentes. Usei-a para praticar exercício, para aprender programação, para aprender a administração da rede, para construir sites de sucesso e negócios de sucesso.

Esta técnica funciona porque não é um tiro que nos empurra para onde queremos ir, é a acção diária consistente que constrói resultados extraordinários. Você pode ter ouvido “devagar se vai ao longe”. Devagar funciona apenas se você se mover um centímetro por dia.

A acção diária constrói hábitos. A prática fará de si um especialista, num curto espaço de tempo. Se você não quebrar a corrente, você vai começar a identificar oportunidades que de outra forma não faria. Pequenas melhorias acumulam-se rapidamente em grandes melhorias, porque a acção diária fornece “capitalização de juros”.

Ignorar um dia faz com que seja mais fácil ignorar o seguinte.

Eu sempre disse que prefiro ter alguém que vai agir todos os dias, mesmo que essas acções sejam pequenas, ao invés de alguém que oscila com dificuldade uma vez ou duas vezes por semana. Seinfeld entende que a acção diária produz mais benefícios do que sentar-se e tentar arranjar 1000 piadas num só dia.

Pense por um momento sobre o impacto profundo que a acção teria na sua vida, se você trabalhar todos os dias. Essa é a acção que eu recomendo que você coloque no seu calendário, ao estilo de Seinfeld. Comece hoje e ganhe o seu grande X vermelho. E de agora em diante…

Não quebre a corrente!

Jerry Seinfeld

 

O segredo da produtividade de Jerry Seinfeld
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*