8 dicas para criar um dia para recarregar a sua motivação

8 Dicas Para Criar Um Dia Para Recarregar A Sua Motivação

Motivação

É fácil reconhecer quando você está cansado fisicamente. Você não dorme normalmente há dias ou mesmo semanas. Você não consegue lembrar-se da última vez que viu o interior de um ginásio. E na sua corrente sanguínea corre cafeína suficiente para manter acordado um pequeno elefante.

Quando a sua motivação está em baixo, os efeitos podem ser piores do que o cansaço físico. Você não consegue concentrar-se, você vai adiando as coisas e torna-se tão preguiçoso quanto possível. O que é pior, é difícil dizer-lhe que você precisa de uma recarga de motivação.

Porque é que você pode precisar de um impulso de motivação

Eu acho que neste momento é importante fazer a distinção entre a necessidade de um impulso motivador ocasional, e a necessidade de se motivar constantemente. Se a motivação constante é necessária para você completar qualquer coisa, você provavelmente não têm a motivação intrínseca do trabalho gratificante. Recarregar o seu entusiasmo pode não evitar um péssimo trabalho.

Mas mesmo as pessoas mais enérgicas e inspiradas podem passar por uma má fase, em que a sua motivação vacila. Eis apenas algumas das razões possíveis:

1. Feedback negativo – Eu estaria a mentir se dissesse que sentia o mesmo depois de ler um pedaço de duras críticas, ou de um elogio brilhante. Tenho a certeza que você provavelmente sente o mesmo. Alguns golpes duros para o seu ego podem causar o declínio da motivação para tudo, mesmo nos seres humanos mais estóicos e iluminados.

2. Decepção e falhas – Nós podemos ser os nossos piores críticos. Assim como uma grande vitória pode enchê-lo de entusiasmo, um grande erro pode diminuir a sua motivação.

3. Rotinas, Hábitos e Falta de Objectivos – Passar semanas a fazer as mesmas coisas repetidas vezes pode tornar mais fácil perder de vista por que razão você começou a fazê-las. Zig Ziglar disse uma vez que a motivação era como tomar banho. Não é permanente, mas isso não significa que ele não iria insistir em fazê-lo.

4. Stresse e Frustração – Conheço pessoas que foram excelentes alunos, mas saíram-se horrivelmente nos testes logo após uma separação. Às vezes, uma reviravolta numa área pode reduzir a sua motivação em outra área, ainda que essa outra área seja agradável.

Criar uma recarga de motivação para um minuto, uma hora ou um dia

O título deste artigo sugere a criação de um dia de recarga de motivação. Acho que isso pode ser útil para ter tempo para analisar todos os seus objectivos, rever o seu progresso e planeamento para o futuro. O efeito sobre a sua motivação pode ser incrível. Mas as vezes em que você se sente menos motivado muitas vezes são as vezes em que você tem os compromissos mais urgentes. Um dia inteiro pode não ser possível.

Eu descobri que você pode injectar um pouco de motivação em poucos minutos ou uma hora. O efeito não será tão poderoso como tirar um dia inteiro para recarregar, mas ainda pode ser útil. Aqui estão algumas dicas de como recarregar a sua motivação:

1. Dissecar problemas solucionáveis – A sua motivação está a diminuir devido a um problema numa outra área da vida? Se for esse o caso, pergunte a si mesmo se o problema tem uma solução rápida. Se isso acontecer, a melhor maneira de corrigir a sua motivação é resolver o problema. Por exemplo, isso poderia ser falar com um amigo com quem teve uma discussão, ou simplesmente arrumar um quarto desorganizado.

2. Evitar problemas impossíveis – Existem alguns problemas que não podem ser resolvidos, ou não vale a pena o esforço para fazê-lo. Perder a carteira, ter uma má primeira impressão de alguém ou atrapalhar-se numa apresentação não pode ser corrigido, por isso tentar resolvê-los, provavelmente, terá o efeito oposto.

3. Ouvir CD de motivação – São um monte de CD de senso comum, embrulhados numa embalagem emocionalmente satisfatória? Provavelmente. Mas essa embalagem emocionalmente satisfatória ainda pode ser útil se ela o ajuda a construir o seu entusiasmo. Zig Ziglar, Análise IQ Option, Tony Robbins, Brian Tracy e muitos outros têm CD motivacionais, que podem impulsionar novamente as suas ideias. Espero que a leitura deste post ajude a lançar as suas ideias.

4. Ler blogs de auto-ajuda – Existe uma abundância de blogs dedicados ao auto-aperfeiçoamento, incluindo o lifehack.org. Guardar alguns trechos de boas ideias pode ajudar a sua motivação a fluir novamente.

5. Rever os seus objectivos – Reveja todos os seus objectivos. Analise como você pretende alcançá-los e passe o tempo a pensar sobre o que é que eles consistem. É fácil perder de vista o sentido geral quando você está preso a uma rotina diária. Este é também o tempo para fazer as correcções e planear novas metas, se os objectivos anteriores já não são o que você pretende.

6. Obter uma doação de energia – Passe tempo com pessoas que o façam sentir motivado e bem consigo mesmo. Não sugiro que gaste todo o seu tempo com uma equipa de aperfeiçoamento pessoal. Isso pode levar à falta de informação importante que pode ser negativa. Esteja perto de pessoas que são positivas e podem conduzir as suas ideias a fluir novamente, impulsionando a sua motivação.

7. Evite os vampiros de energia – Brad, de 30sleeps (“30 sonos”), chama às pessoas que drenam a sua motivação “vampiros de energia”. Evite essas pessoas como a peste. Ter pessoas que podem dar más notícias é importante, mas por outro lado não passe tempo com essas pessoas. Se você é forçado a ficar com esses vampiros por causa de um trabalho ou ambiente escolar, pelo menos dedique alguns dias a evitá-los, enquanto você recupera a sua motivação.

8. Tenha um dia de “projecto-chave” – Às vezes, a melhor maneira de recarregar a sua motivação é realizar algo significativo. Eu percebi que reservar um dia para fazer mais coisas do que o habitual (acordar cedo, fazer várias tarefas importantes logo na parte da manhã, etc.), podem reconstruir a fé que você tem nas suas capacidades.

Motivação

 

8 dicas para criar um dia para recarregar a sua motivação
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*