Como dizer não

não

Dizer Não

Não.

Uma palavra tão pequena, mas poderosa.

Uma palavra que nem sempre é fácil de dizer.

Contudo, existem algumas coisas que eu aprendi a fazer para tornar o hábito de dizer “não” mais forte na minha própria vida. Assim eu posso usar mais do meu tempo, energia e vida para as coisas que realmente significam mais para mim.

Desarme as pessoas delicadamente e, em seguida, afirme a sua necessidade.

Torna-se mais fácil para as pessoas aceitarem o seu não, se primeiro você desarmar as pessoas delicadamente. Um exemplo disso é responder que você se sente lisonjeado e que aprecia a gentil oferta.

E seja honesto sobre o que quer que você diga.

Depois, você pode, por exemplo, acrescentar que não tem tempo para aceitar e fazer o que elas querem.

Demonstre como você se sente sobre isso.

Algumas pessoas insistentes pode querer superar as suas objecções e vender algo ou convencê-lo a fazer alguma coisa, mesmo se você primeiro disser não com uma razão válida.

Em seguida, tente o seguinte: diga de que forma você se sente para ter razões para dizer não.

Por exemplo, dizer que você não sente que esta oferta é uma boa mudança para a sua vida actual. Ou que você se sente sobrecarregado e superocupado e por isso não pode fazer o que quiser. Ou que você sente que neste momento tem realmente de manter toda a sua atenção no seu principal projecto.

O ponto de dizer a alguém o que você sente não é apenas para fazê-los entender melhor o seu lado da questão, mas porque também é muito mais difícil discutir como você se sente, em vez de como você pensa. Como você se sente é consigo, e ninguém pode realmente chegar a bons contra-argumentos para isso.

Melhore a sua auto-estima.

Se você não se valoriza a si mesmo, então também não valoriza muito o seu tempo.

Isto tem sido totalmente verdade na minha experiência, e a coisa mais poderosa que eu encontrei para tornar mais fácil dizer não foi melhorar a minha própria auto-estima.

Com uma melhor auto-estima, o tempo e a energia que eu tenho tornaram-se muito mais valiosos para mim, e eu não quero desperdiçá-los.

E a minha sensação do que eu mereço na vida também subiu, e sou muito menos tolerante ou susceptível de ceder a formas negativas de persuasão de outras pessoas. Com o engano da culpa, as pessoas são realmente agressivas e simplesmente tentam aproveitar-se.

Lembre-se porque é que você está a dizer que não.

Quando você estiver prestes a dizer não, lembre-se porque é que está a fazer isso.

Concentre-se nas coisas positivas que isso vai abrir na sua vida, como ter mais tempo para a família, para a escrita ou para outro hobby, ou simplesmente para relaxar para que os seus níveis de stress desçam.

Esta motivação positiva vai ajudá-lo a ir em frente com a sua decisão, mesmo que seja difícil.

O mundo vai continuar a girar.

Se você tem dificuldade em dizer não, lembre-se que só porque você vai dizer não a algo, isso não significa que o mundo vai parar de girar.

Eles vão gerir isso e a vida vai continuar para todos.

Celebre e analise os seus sucessos.

Você pode não ser capaz de dizer não a tudo o que gostaria ao longo da sua semana. Mesmo se você seguir os conselhos deste artigo.

Porém, não dê demasiada importância a essas poucas situações. Isso só vai fazer descer a sua auto-estima e a sua motivação, e impedir que cultive o hábito de dizer não.

Em vez disso, concentre-se principalmente nos seus sucessos. Você pode apenas ter dito não em uma ou duas pequenas situações, ao longo desta semana. Isso ainda é algo novo e grande na sua vida para se sentir bem sobre isso. Fique feliz por si mesmo e comemore de alguma maneira aquilo que você tem feito e como cresceu enquanto pessoa.

E pense um pouco sobre o que correu bem nessas interacções, e no que você pode aprender com elas para o futuro.

Dizer Não

 

Como dizer não
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*