O que é Auto-Estima

A auto-estima é o resultado do valor que uma pessoa atribui aos elementos (afectivos e sociais) da representação de si mesma.

A auto-estima é a forma como nós mesmos nos sentimos todos os dias. Para isso contribui o saber se se está satisfeito consigo próprio e o que se pode fazer para melhorar, gostar mais de si próprio e autovalorizar-se.

A formação da auto-imagem é um reflexo das identificações e dos registros emocionais guardados desde as relações da infância, junto com os potenciais psíquicos que trazemos activados desde o nascimento, tendo em conta o contexto familiar. Isto é, um determinado núcleo familiar vai contribuir para um ego mais equilibrado ou menos equilibrado consoante o amor e a auto-estima existente.

Uma criança para constituir a sua auto-estima vai precisar, antes de tudo, de ser amada pelos que a rodeiam. A partir desse afecto, ela vai sentir-se com valor para depois dar ela própria o afecto aos outros.

A auto-estima determina se os comportamentos são mais construtivos ou destrutivos. Todos os acontecimentos na vida de um indivíduo podem afectar e influenciar os comportamentos pessoais de forma negativa ou positiva, dependendo do modo de o sujeito pensar e sentir. Estes acontecimentos vão contribuir para a presença de uma auto-estima elevada ou baixa.
Assim, uma pessoa que sofra de depressão tem como um dos principais sintomas a existência de uma baixa auto-estima: não gosta de si, ninguém se interessa por ela, acha-se inútil, etc.

O narcisismo primário é uma condição natural e fundamental na vida do ser humano, ou seja, gostar de si mesmo é ter uma boa auto-estima, processo fundamental para se ter um ego equilibrado.

Beleza, tranquilidade e auto-estima encontram-se ligadas de uma forma directa.

Uma boa auto-estima resulta numa auto-aceitação ao invés de uma auto-rejeição.

Assista a este curto video para aprofundar mais sobre como pode trabalhar sobre si mesmo para obter maior confiança e auto estima na sua vida.

4.3 / 5. Votos: 33

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

4 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *