Sentimento de culpa

É transversal a todas as personalidades e não há ninguém que não tenha sido confrontado com ele numa ou noutra fase da sua vida.

O sentimento de culpa surge normalmente quando tentamos evitar alguma situação e recorremos a meios que depois não nos deixam em paz com a nossa consciência. Mas também pode surgir numa fase posterior.

O fim de um relacionamento muitas vezes traz consigo sentimentos de culpa e o arrependimento de coisas que poderia ter feito de outra maneira. Uma separação é difícil por essa razão embora o relacionamento ainda não esteja oficialmente terminado, pode ser muito tarde para mudar o rumo em que está e a consciência pode portanto incomodar. Lidar com a culpa e com a consciência durante uma separação requer paciência e diligência, já que está passando para a próxima fase da vida.

Pergunte-se porque se sente culpado/a e onde errou para se sentir assim

Ajuda a separar a culpa pela qual pode ser responsável da culpa que não é saudável, quando se censura por coisas que não foram sua culpa.

Vá a um terapeuta

Culpa, depressão ou solidão são comuns após uma separação, especialmente se crianças estão envolvidas e não as vê com frequência. Um terapeuta pode ajudar a trabalhar os sentimentos e dar conselhos construtivos sobre como seguir em frente de maneira saudável.

Faça exercícios ou comece outra actividade física

Ajuda a aliviar estresse e pode ajudar a canalizar a energia emocional em algo positivo. Nesse caso, essa energia pode ser usada para melhorar a saúde física e relaxar a mente.

É perfeitamente compreensível que ninguém quer ficar sozinho, principalmente com um coração partido, mas às vezes ficar sozinhos é tudo que uma recém separada precisa para recomeçar de forma mais sensata a tocar esta nova fase, se envolver imediatamente pode não ser a melhor solução. Agora que está livre, dê uma hipótese de ser feliz consigo mesmo.

Conseguindo ser feliz, sozinha a auto estima virá de forma automática, se sentirá mais alegre, mais independente, mais forte, pronta para recomeçar um novo namoro, ou casamento, levando a experiência dos acertos e erros que levaram ao fim da relação amorosa anterior. E principalmente sem sentimentos de culpa.

3.6 / 5. Votos: 33

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *