O que é a Meditação

Meditação

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Em algumas formas de meditação, o praticante é instruído a esvaziar a mente de pensamentos, sentimentos e sensações e a observá-los sem os julgar. A meditação  promove a serenidade, o relaxamento físico e o equilíbrio psicológico.

Deve ser praticada num local calmo e com uma posição específica (seja sentada, deitada, em pé ou a caminhar, mas sempre confortável).

A meditação é simples de aprender, não requer equipamento ou roupa especial e pode ser feita por toda a gente, qualquer que seja o seu nível de forma física. Uma vez aprendida, pode ser utilizada de forma independente em casa ou em praticamente qualquer local.

Pressupõe uma atitude aberta: deixar ir e vir as distracções sem as julgar, centrando novamente a atenção no que é importante.

Há milhares de formas de meditar e a meditação pode ser praticada em qualquer postura, estando uma pessoa quieta ou a mexer-se.

A maior parte das técnicas pretende ajudar o praticante a alcançar a compreensão, a paz interior, a iluminação, muitas vezes com uma componente espiritual.

Dos estudos feitos verificou-se que os cérebros das pessoas quando estão em meditação têm uma  actividade acrescida em áreas associadas à atenção e ao controlo do sistema nervoso autónomo (que controla as funções autonómicas como a digestão e a pressão arterial e que está em geral para lá do estado de consciência).

Descobriu-se também aumentos de fluxo sanguíneo em áreas do cérebro associadas à actividade cortical e química cerebral alterada. Pensa-se que a meditação possa mesmo estar ligada a modificações na estrutura cerebral; provas recentes mostram que certas áreas corticais são mais espessas nas pessoas que meditam regularmente.

A meditação regular contribui para aumento da concentração, redução dos níveis de hormonas do stresse, diminuição da pressão arterial e dos ritmos cardíaco e respiratório

 

 

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