Como beneficiar com a pratica do Yoga e Meditação

Como beneficiar com a pratica do Yoga e Meditação

Yoga E Meditação

Como beneficiar com a pratica do Yoga e Meditação

Os Yogues, os santos e os rishis (sábios) são altamente respeitados pela simples razão de que eles são simples, e tratam todas as coisas mundanas a que nós (os seres humanos médios) estamos tão vinculados, como impedimentos para o crescimento pessoal e para a realização de si mesmos.

Não precisamos de nos esforçar para os imitar, e começar a fazer penitência sob a sombra de uma árvore. Mas certamente podemos seguir algumas das suas práticas para alcançar a paz dentro de nós, neste mundo moderno cheio de agitação. A vida tornou-se tão mecânica, materialista e competitiva que a tensão e o stress construídos como resultado disso são enormes.

A mudança de ambiente de trabalho

Como resultado do conceito de aldeia global, e de um mercado enorme de serviços disponível para as empresas, especialmente tecnologias de informação e serviços similares, todo o cenário se transformou e mudou o padrão que é seguido em relação às horas de trabalho, estilo de vida e hábitos alimentares. A saúde dos profissionais está a levar uma tareia. Um monte de doenças relacionadas com o stress são diagnosticadas. Os empregados estão a perder o bem-estar mental.

Os estudantes e o fator de stress

A fim de atender às exigências crescentes do mercado de trabalho global, os alunos (estudantes profissionais ou não) são colocados numa máquina cronometrada. Os aspectos de recreação, aprendizagem em ambientes alegres e serenos acabou por desaparecer, e deu lugar à concorrência, induzindo um stress grave nas orientações de ensino e nas metodologias de formação. Também devido à falta de valores na metodologia de educação, estão a formar-se  personalidades pobres.

Há uma série de casos de alunos promissores que recebem ofertas de emprego durante a faculdade, mas que depois se mostram um fracasso no trabalho, durante um período de tempo. Isto surge claramente devido à ênfase em tornar-se mais competitivo, esquecendo os aspectos mais delicados do desenvolvimento da personalidade durante a sua vida de estudante.

Algumas medidas de recuperação possíveis

Recomenda-se fortemente que as instituições de ensino, e da mesma maneira os pais, encontrem formas e meios de conceder divertimento para os alunos, incluindo no programa curricular pelo menos uma hora de actividade desportiva e de jogos, e uma prática regular de ioga e meditação diariamente.

Medidas tomadas por algumas empresas e instituições de ensino

É estimulante observar que algumas instituições de ensino têm percebido a importância das práticas acima, e por isso dedicaram salas para a prática exclusiva de meditação e yoga. Da mesma forma, algumas empresas fornecem nas suas instalações equipamentos para actividades desportivas e áreas para a prática de yoga e meditação. As medidas acima provaram ser passos seguros para alcançar uma mente equilibrada e um corpo saudável.

Benefícios do Yoga e da Meditação

a) Para o indivíduo

Como a prática de yoga e meditação não envolve qualquer barulho, e também não exige qualquer infra-estrutura específica, e os benefícios do exercício como sabemos são imensos, é altamente recomendável envolver esta prática na programação diária de uma pessoa. Os exercícios de yoga vão ajudar a tonificar o corpo, ajudar na digestão dos alimentos e alguns asanas (posturas) são ainda úteis na redução e no alívio de dores nas costas.

É neste aspecto que a meditação traz um efeito calmante e retemperador das mentes stressadas da humanidade de hoje. Há tensão e stress em todos os lugares. As pessoas estão a tornar-se mais materialistas. Neste contexto, a prática da meditação vai funcionar como um libertador do stress e ajuda muito na melhoria do estado de concentração.

b) Para as empresas

Estamos cientes do facto que os recursos humanos são os activos reais de qualquer organização, e que a produtividade é maioritariamente dependente da qualidade e do comprometimento da força de trabalho contida nessa organização. Os colaboradores que estão sem stress entregam-se de corpo e alma, e acrescentam uma contribuição significativa para o sucesso dessa instituição. Na esteira dessa realidade, as empresas que têm boas instalações para os seus colaboradores para a prática de yoga e meditação vão obter melhores resultados da sua equipa.

c) Para a família

Se um membro da família, de preferência o sénior e responsável como o pai é relaxado, confiante e bem sucedido, toda a família irá usufruir desse benefício. O pai pode ser um modelo neste aspecto, e orientar o resto dos membros para a prática das técnicas de yoga e meditação, para que toda a família possa desfrutar de benefícios como a libertação do stress, a boa forma física e o bem-estar mental.

Se um indivíduo está saudável e feliz, toda a sua família estará também feliz. Se todas as famílias fossem felizes, então toda a nação seria alegre, produtiva e seríamos um país modelo na arena internacional.

Conclusão

Embora estas práticas tenham essencialmente emanado dos contextos culturais e tradicionais do Oriente, elas têm um apelo universal e objectivo. Deparamo-nos com uma série de centros estabelecidos nos países ocidentais e europeus com foco no ensino e na formação das artes de yoga e meditação. Todos podemos ter inspiração para pôr de parte algum tempo das nossas vidas diárias para essas práticas inestimáveis ​​e colher daí grandes benefícios (aptidão do corpo e da mente).

 

Yoga e Meditação

Yoga E Meditação

Como beneficiar com a pratica do Yoga e Meditação
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*