Os dois únicos segredos para se motivar que você precisa

segredos para se motivar

Segredos Para Se Motivar

Eu já escrevi um monte de vezes sobre a motivação aqui no Zen Habits, mas quanto mais aprendo sobre isso, mais percebo que a motivação não é assim tão complicada.

Claro que existem inúmeras dicas que podem ajudar, várias tácticas e estratégias que eu usei com sucesso. Mas na verdade tudo se resume a duas coisas.

E essas duas coisas são tão enganosamente simples que você pode decidir parar de ler depois de eu falar nelas: 1) tornar as coisas agradáveis, ​​e 2) usar a pressão positiva do público. Mas continue a ler para saber mais sobre como usar essas duas coisas para se motivar para qualquer objectivo.

É Motivação, Não É Disciplina

Primeiro vamos recuar um pouco. Alguns leitores enviaram-me e-mails sobre como serem fiéis aos seus objectivos – tudo desde exercícios a alimentar-se devidamente, passando por ser organizado e produtivo para a criação de novos hábitos – e disseram-me que simplesmente não têm a disciplina necessária para se manterem firmes às coisas e aos seus objectivos por muito tempo.

Mas afinal, o que é mesmo a disciplina? É na maior parte das vezes uma ilusão, na minha experiência.

Quando se diz que alguém tem “disciplina”, tal como eu já escrevi sobre isso antes, as pessoas na realidade querem dizer que os outros têm a motivação para manter-se firmes com alguma coisa.

Num post anterior eu usei o exemplo de alguém no serviço militar, um caso típico de alguém a quem é dito para ter disciplina. Este militar pode chegar super cedo, fazer a sua cama correctamente, participar numa corrida matinal, fazer um monte de outros exercícios, e fazer de um modo geral um trabalho disciplinado ao longo do dia.

Mas isso é só porque ele é disciplinado? Eu acho que é principalmente porque ele está numa situação onde existe pressão da opinião pública (tanto positiva quanto negativa), para ele fazer todas as coisas referidas antes. Se ele não as fizer, ele pode ser repreendido ou rebaixado, ou ficar mal na frente dos seus pares. Se ele fizer todas aquelas coisas, ele é um soldado exemplar.

Existe também o facto de que depois de algum tempo, essas coisas tornam-se agradáveis para ele. Ele fica com um sentimento de satisfação por ficar em forma e por manter as coisas limpas. Ele aprecia o início da manhã. Ele sente-se bem em estar consciente sobre o seu trabalho.

Então, no fim de contas, não é uma qualidade vaga (a “disciplina”) que lhe permite manter esses hábitos, mas os dois segredos da motivação: pressão da opinião pública positiva e prazer.

 

O que eu aprendi com as minhas experiências

Ao longo dos últimos anos, tenho vindo a fazer experiências com a realização de vários objectivos – acordar cedo, praticar exercício, viver frugalmente e de forma simples e muito mais. E o que eu aprendi tem-me ensinado repetidamente que esses dois princípios-chave da motivação são tudo o que você precisa.

Aprendi outras coisas também, mas quanto mais eu me prendo aos meus objectivos, mais eu percebo que estes dois temas vêm à tona repetidamente. É quase estranho, na verdade. Refiro apenas alguns objectivos como exemplo:

  • Maratona. Estou agora a treinar para a minha terceira maratona, em Honolulu, em Dezembro. Como estou firme com o meu plano de realizar a maratona mais difícil que alguma vez fiz (na semana passada as minhas corridas mais longas foram de 12 e de 20 milhas, e esta semana estou a fazer duas corridas de 14 milhas), tenho ficado maravilhado com a minha capacidade de me manter preso a este objectivo. Mas não é difícil descobrir porquê: eu comprometi-me publicamente a fazer esta maratona – neste blog, no Twitter e no Comboio para a Humanidade, onde estou a angariar dinheiro para causas humanitárias através da minha formação (patrocine-me aqui!). Além disso, eu estou a gostar muito das minhas corridas!
  • Blogging. Já tenho um blog há quase dois anos (comecei em Janeiro de 2007), tornando o Zen Habits um dos projectos mais longos em que já trabalhei. Já trabalhei em muitos projetos antes, mas geralmente são concluídos no espaço de um ano, se não em apenas algumas semanas ou meses. Geralmente, coisas mais longas são intimidantes para mim. Mas este blogs não têm exigido a disciplina de ficar com eles, não com todos. É algo que eu realmente gosto, e há a vantagem adicional da pressão positiva do público (que é você, os leitores) que me motivou a ficar com ele.
  • Escrever um livro. Há alguns meses atrás, terminei o manuscrito para o meu livro “The Power of Less” (“O Poder de Menos”), que vai sair no final deste ano. Admito que tive alguma dificuldade para escrever este livro, com as exigências de publicar um blog (dois blogs na verdade), o treino para a minha segunda maratona em Março, e a preparação para o meu casamento em Junho. Eu nem sempre estava a seguir o meu próprio conselho (embora, em minha defesa, eu tenha aprendido a separar os diferentes objectivos, e assim só me concentrei em um de cada vez). Mas eu terminei o livro com duas formas de motivação – a pressão do meu editor para entregar o manuscrito, e o prazer que tive em escrever o livro, quando era capaz de limpar as distracções e concentrar-me na escrita.

Eu poderia entrar em muitos mais exemplos em como eu usei essas duas formas de motivação, mas você já percebeu a ideia. Agora vamos dar uma olhadela em cada uma delas e em como você pode usá-las para seu proveito.

Pressão Pública Positiva

Embora a pressão seja muitas vezes vista como uma coisa má (“Eu estou sob muita pressão!”), se for usada correctamente, ela pode realmente ser uma coisa boa. É importante que a pressão não seja aplicada de uma maneira muito negativa, nem com uma intensidade muito elevada. Mantenha as coisas positivas e com uma intensidade controlável, e as coisas vão fluir muito bem.

Alguns exemplos de como usar a pressão da opinião pública positiva para se motivar:

  • Diga a todos os seus colegas de trabalho que você quer atingir um objectivo (“Não vai haver lanches com doces esta semana!”, ou “Vou manter a minha caixa de e-mail completamente vazia.”), e informe-os regularmente do seu progresso.
  • Envie um e-mail à sua família e amigos e diga-lhes qual o seu objectivo, e peça-lhes para o manter responsável. Envie-lhes actualizações regulares, e conte-lhes sobre o seu progresso quando estiverem juntos.
  • Publique o seu objectivo no seu blog e faça actualizações regulares. É importante que você não escreva apenas sobre a meta, mas que também seja responsável com as actualizações. Incentive as pessoas a perguntarem-lhe sobre o seu objectivo, se você não der informações sobre o seu progresso.
  • Participe num fórum online relacionado com o seu objectivo – eu fiz isso quando parei de fumar e também quando comecei a correr. Apresente-se, faça amigos, conte-lhes sobre o seu objectivo, peça ajuda quando precisar dela, e relate os seus sucessos e fracassos.
  • Escreva uma coluna regular numa publicação acerca do seu objetivo. Eu fiz isso quando corri a minha primeira maratona, para o meu jornal local. Ele criou uma grande pressão pública positiva – em todos os lugares onde eu ia, as pessoas diziam: “Ei, você é aquele homem que vai correr a maratona! Como é que está a correr?” Claro, nem toda a gente pode escrever uma coluna para um jornal, mas você pode fazê-lo para um blog de ​​grupo, para uma newsletter ou para algum outro tipo de publicação.
  • Publique o seu objectivo e um gráfico do seu progresso, no seu escritório ou em outro lugar público.
  • Publique fotos de si mesmo todos os dias. Um tipo fez isso e criou um vídeo do seu progresso – foi incrível ver aquilo.

Você percebeu a ideia. Tenho a certeza que você pode sugerir mais algumas ideias da sua própria experiência.

Desfrute da actividade do seu objectivo

Você pode motivar-se para fazer algo que você não gosta de fazer, usando a pressão pública positiva como motivação. Mas se você realmente não gostar, você não vai ser capaz de mantê-lo por muito tempo. E mesmo que você pudesse fazer isso por meses e anos… é algo que você gostaria de fazer? Se você não gosta, porquê fazê-lo durante muito tempo?

Mas, você poderá dizer, e se é algo que eu realmente quero alcançar, mas que não gosto? Existem maneiras de encontrar prazer na maioria das coisas – é a chave para se concentrar nas partes agradáveis. Concentre-se naquilo que é positivo.

Aqui estão algumas maneiras de usar este princípio motivacional a seu favor:

  • Está a ter problemas em motivar-se para escrever para o seu blog? Procure temas que sejam entusiasmantes. Se você encontrar coisas de que gosta realmente, a escrita torna-se fácil.
  • Problemas com uma dissertação de pós-graduação? Talvez você não seja assim tão apaixonado pelo tema, como você pensou que era. Re-examine o seu tema de dissertação e veja se você pode ou re-energizar-se sobre ele, ou encontrar um novo tópico que seja mais interessante para si.
  • Praticar exercício é difícil para si? Encontre um exercício que você ache divertido. Se você não gosta de correr, experimente futebol, basquetebol ou remo. Se você não gosta de levantar pesos, tente fazer alguns exercícios mais básicos, como virar troncos ou saltar através de pneus. Faça caminhadas. Caminhe com os amigos e fale o tempo todo.
  • Fazer uma alimentação saudável é um desafio para si? Encontre alimentos saudáveis de ​​que você goste. Experimente novas receitas e divirta-se a testá-las.
  • Está a treinar para uma maratona difícil? Aprenda a apreciar o silêncio da madrugada, a natureza contemplativa da corrida, ou a bela natureza que o rodeia. Ou oiça algumas músicas estimulantes para fazer exercício. Ou oiça audiobooks interessantes à medida que vai fazendo exercício.

Descubra as partes agradáveis de qualquer actividade, e concentre-se nelas. Com o tempo, você pode realmente aprender a amar algo. Ou então, mude para uma coisa que você goste mais e mantenha-a.

Estes dois princípios, especialmente quando são utilizados em conjunto, podem ser poderosos motivadores. Na verdade, na maioria dos casos, eles são toda a motivação que eu alguma vez vou precisar.

Você já alguma vez utilizou estes princípios motivacionais para alcançar um objectivo?

Conte-nos tudo nos comentários!

Segredos Para Se Motivar

 

Os dois únicos segredos para se motivar que você precisa
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*