Porque é que perdoar pode ser tão dificil

Porque É Que Perdoar Pode Ser Tão Dificil

Perdoar

Porque é que perdoar pode ser tão difícil.

Um casal teve um filho após onze anos de casamento. Eles eram um casal amoroso e aquele filho era o menino dos seus olhos.

Uma manhã, quando o menino tinha cerca de dois anos, o marido viu um frasco de remédio aberto. Como estava atrasado para o trabalho, ele pediu à esposa para tapar o frasco e colocá-lo no armário. A mãe, ocupada na cozinha, esqueceu completamente o assunto.

O menino viu o frasco e pegou-lhe como se fosse um brinquedo; fascinado com a sua cor, bebeu tudo. Era um medicamento venenoso, para ser tomado por adultos em pequenas doses.

Quando o menino entrou em colapso, a mãe correu com ele para o hospital, onde morreu. Chocada, a mãe estava apavorada. Como iria enfrentar o marido?

Quando o pai desesperado chegou ao hospital e viu o filho morto, ele olhou para a sua esposa e proferiu apenas quatro palavras.

Que quatro palavras é que você acha que eram?

O marido apenas disse: “Querida, eu amo-te.”

A reacção totalmente inesperada do marido é um comportamento proactivo. A criança está morta. Ela nunca pode ser trazida de volta à vida. Ninguém vai chegar a lado nenhum por procurar a falha da mãe. Além disso, se ele tivesse tido tempo para guardar o frasco longe, nada disto teria acontecido.

Não vale a pena atribuir culpas. A mãe também perdeu o seu único filho. O que ela precisava naquele momento era de consolo e simpatia por parte do marido. Foi isso que ele lhe deu.

Às vezes, por que gastamos tempo a perguntar quem é o responsável ou de quem é a culpa, se num relacionamento, num trabalho ou com as pessoas que conhecemos, perdemos o calor das relações humanas que poderíamos receber, dando apoio aos outros.

Afinal, perdoar alguém que amamos não deveria ser a coisa mais fácil do mundo?

Valorize aquilo que você tem. Não multiplique a dor, a angústia e o sofrimento, evitando o perdão.

Se todos pudessem olhar para a vida com esse tipo de perspectiva, haveria menos problemas no mundo.

Deixe de lado todas as suas invejas, ciúmes, falta de vontade de perdoar, egoísmo e medos,  e você vai encontrar coisas que não são tão difíceis de conseguir como você pensa.

Perdoar

Porque é que perdoar pode ser tão dificil
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*