Como tornar-se um Optimista

Como tornar-se um Optimista

Tornar-se Um Optimista

Como tornar-se um Optimista

Todas as manhãs, eu olho-me ao espelho e digo para mim mesmo:

“Este é o teu dia. Não deixes que ninguém te tire isso!”

— David Deida

Imagine duas pessoas a fazer um passeio de balão. Um deles tem medo de alturas. O outro não. Quem não tem medo vai desfrutar da magnífica vista, sentir o vento quente no seu rosto e simplesmente adorar o passeio. A pessoa com medo de alturas, provavelmente, vai encolher-se no chão, pensando: “Oh meu Deus! Oh meu Deus! Isto vai cair e vai queimar-nos! Vamos todos morrer! Aaaaaaaaa!”

Objectivamente, ambos passaram exactamente pela mesma experiência. No entanto, uma pessoa passou um bom momento, enquanto o outro teria sofrido menos se tivesse ido depilar os pêlos do peito (e acreditem em mim, isso dói!). A diferença estava na sua visão da realidade.

A sua visão do mundo é extremamente importante para o seu bem-estar. No entanto, muitas pessoas deixam que os outros decidam a sua realidade por eles. Sejam os amigos, os parentes, a televisão ou o jornal. Quem decide a sua realidade?

Razões para escolher a sua própria realidade

Eu sou um optimista. E eu quero dizer que eu sou MESMO optimista, mesmo no fim da linha. Se eu fosse atingido por um carro esta tarde e perdesse as duas pernas, eu iria achar algo como: “Sim, eu finalmente vou começar a descobrir o que é ser deficiente motor!” Além disso, quando escreverem mais tarde biografias sobre mim, eles vão dizer: “Ele conseguiu superar os desafios da vida…”.

Eu não estou a tentar convencê-lo a ser um optimista. Eu só estou a dar-lhe a opção de escolher a sua realidade. Se você conscientemente decidir não ser optimista, tudo bem.

Sem mais delongas, aqui estão três razões para ser optimista:

  1. O optimismo permite-lhe alcançar mais.

Imagine que você queria começar um blog. E você era um pessimista. Os seus pensamentos seriam: “Não vai funcionar de qualquer maneira, ninguém vai ler o meu blog, porquê tentar?” E pronto, você nunca chegava sequer a começar um blog.

Sendo optimista, por outro lado, eu comecei o meu blog. Insisti naquilo durante dois meses, quando eu tinha basicamente zero leitores. Então, um dia, eu escrevi um texto no blog que eu sentia que era o meu melhor até ao momento (Porque o Linux não se espalha – A Maldição de ser livre). Então enviei o post para vários sites de notícias sociais, foi escolhido para a primeira página do Slashdot, e o resto é história.

Como optimista, você vai ver além dos obstáculos que os outros consideram impossíveis de superar. Toda a gente vai pensar que você é louco. Mas, oh, eles vão estar tão errados. Toda a gente se riu dos irmãos Wright. Toda a gente se riu de si. Mas você vai mostrar a todos como é! AAAhahahahaaaa…

Thomas A. Edison foi entrevistado por um jornal, depois de 800 tentativas frustradas de construir uma lâmpada.

“Qual é a sensação de ter falhado 800 vezes?”, perguntou o repórter.

E a resposta de Edison?

“Eu não falhei 800 vezes. Eu não falhei uma vez. O que eu fiz foi ter conseguido provar que essas 800 maneiras não resultavam. A partir do momento em que eu eliminar todas as maneiras que não funcionam, eu vou encontrar o caminho que vai resulta.”

Vários anos mais tarde, depois de milhares de “provas de sucesso”, ele conseguiu encontrar uma forma que funcionava e, assim, iluminou o mundo.

  1. Como optimista, você vai ter melhores relações com as outras pessoas.

As pessoas positivas e optimistas são pessoas com quem se gosta de estar. Tenho a certeza que você já experimentou isso sozinho.

Ao tornar-se um optimista, você irá tornar-se uma pessoa assim. As pessoas gostam de estar perto de si. Além disso, pela lei da atracção, você vai atrair pessoas mais semelhantes a si na sua vida.

Imagine que você tem uma ideia louca sobre como passar as suas férias. Gostaria que os seus amigos reagissem como “Yeah! Espectacular! Vai em frente!”, ou como “Disparate. Isso nunca vai funcionar. Em que raio é que estavas a pensar? Anda, vamos tomar uma cerveja e reclamar sobre o quão miseráveis somos.”

  1. O optimismo vai fazer de si uma pessoa mais feliz.

Esta é a razão mais apontada… e uma das mais importantes. Mas eu não a coloco em primeiro lugar. Porque se você disser isso aos pessimistas, eles vão dizer: “De que diabo você está a falar?”

Se você deseja ajudar os outros, você precisa de falar a língua deles. É por isso que eu coloquei a realização e o sucesso como a primeira razão. É um tema universal que todos vão entender.

Agora você já sabe as principais razões para ser um optimista. Então, o que é que você vai fazer sobre isso?

Abaixo estão as melhores maneiras para se tornar um optimista.

  1. Pratique exercício.

Como o passar do dia, a tensão acumula-se nos seus músculos. A tensão precisa de ser libertada. O exercício liberta essa tensão. Também liberta endorfinas, os opiáceos naturais do corpo, na sua corrente sanguínea. Isso vai deixá-lo relaxado e feliz durante horas.

Se você não gosta muito de exercício, conheça as minhas “5 maneiras simples para aumentar a sua felicidade”. Lá eu partilho uma maneira simples de exercício, que leva apenas 10-20 minutos e requer só um relógio.

  1. Veja o aspecto positivo de cada situação.

Proponho que tente isso. Durante sete dias seguidos (a partir de amanhã), veja o lado positivo de cada situação. Assim como Edison e as suas “provas de sucesso”.

Se você quer ter a certeza de que não se esquece, sugiro uma variação que eu tenho do método de Tim Ferriss. Use uma faixa de borracha à volta do pulso. De cada vez que você se esquecer de pensar positivamente sobre uma situação, basta mudar a faixa para o outro pulso. A maneira correcta seria tirar a banda só depois de você ter estado 7 dias seguidos sem trocar a faixa de pulso. Mas você pode simplesmente experimentar durante 7 dias.

  1. Tenha pensamentos positivos.

Numa experiência científica, os investigadores reuniram três pessoas clinicamente deprimidas. De seguida, um psicólogo efectuou algumas mudanças na sua rotina diária, fazendo-as pensar positivamente (uma das mudanças foi a prática desportiva diária). No final de 30 dias de experiência, os indivíduos tinham sido transformados em algumas das pessoas mais felizes que você já viu.

Uma das coisas que o psicólogo fez foi pedir-lhes que colocassem adesivos coloridos em toda a casa e no local de trabalho. Então, sempre que viam um, eles tinham de pensar em alguma coisa que os fizesse sentir felizes. Tente fazer a mesma coisa (possivelmente usando uma outra coisa em vez de adesivos coloridos).

Este exercício vai literalmente ligar o seu cérebro para pensar de forma feliz e positiva. Ao reforçar as vias neurais do pensamento positivo, você irá torná-lo mais fácil de pensar positivamente no futuro. Você vai alcançar mais coisas e ser mais feliz.

  1. Saia com pessoas positivas.

Quando você passa tempo com as pessoas, as suas características começam a passar para si. Você pode começar a usar alguns dos mesmos gestos, ou a partilhar alguns dos mesmos pensamentos. Você não pode contribuir para isso. É um processo natural para nos ajudar a unirmo-nos com os outros. A boa notícia é que você pode usar isso a seu favor.

David Deangelo, de Double Your Dating, disse que estava a pesquisar o tema das mulheres e a ter encontros há já dois anos, sem muito sucesso. Então, ele começou a sair com os “naturais” – homens que eram naturalmente bem sucedidos com as mulheres. Foi quando ele realmente começou a “pegar”. Hoje, ele é o autor de maior sucesso de programas que ajudam os homens a melhorar as suas habilidades de namoro e relacionamento.

Você pode usar o mesmo efeito. Ao passar tempo com pessoas positivas e optimistas, você irá naturalmente tornar-se mais como eles. Você pode adquirir alguns dos seus gestos, ou padrões de pensamento. Aprender com exemplos da vida real é a maneira mais rápida de usar esse efeito.

Se você deseja fazer amizade com pessoas optimistas, basta ir e falar com elas. Elas estão abertas para fazer novos amigos.

Tornar-se Um Optimista

Como tornar-se um Optimista
Vote neste artigo

Comentários

  1. coberturas para esplanadas || at

    No meu caso,tem sido um desafio,tornar e/ou manter o otimismo.
    Tenho TDAH (Trnastorno de Défiti de Atenção e Hiperatividade) que,é muito mais que o nome sugere. Ansiedade,falta de orgainazação e planejamento,angústia,perda de foco e concentração etc.
    E isto,tem me custado a perda de meus objetivos e sonhos.

    Henrique, Brasil,Minas Gerais.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*