A inveja

A inveja

Inveja

Sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem: ter inveja de alguém.

Sensação ou vontade indomável de possuir o que pertence a outra pessoa

Pois bem, o facto é que a inveja existe e está presente em todas as esferas do relacionamento humano, manifestando-se em todas as vertentes do nosso quotidiano.

Entre amigos, colegas ou até familiares, são frequentes as invejas motivadas por comparações desfavoráveis do estatuto de uma pessoa em relação à outra.

Mas porque não viver bem com o sucesso dos outros? Habitualmente, a inveja é formada a partir do momento em que as qualidades do outro são comparadas, faltando uma avaliação do meu próprio potencial. Estes sentimentos de grande frustração e de inferioridade são gerados pelo facto de a pessoa não ser capaz de realizar acções minimamente úteis para si e para os outros, consolidando-se assim o complexo de inferioridade relativamente é pessoa invejada.

Assim, quem sai mais prejudicado da inveja não são os outros, mas quem inveja. Ela é destrutiva, corrói a auto-estima, destrói o crescimento individual, destruindo a sua auto-aceitação porque não produz mudanças favoráveis ao desenvolvimento do invejoso, enquanto pessoa.

 

A inveja é um sentimento intrigante. Apesar de todos nós o experimentarmos, ninguém gosta de reconhecer quando o está sentindo. Afinal, é um sentimento controverso: indica que algo positivo desperta algo negativo.

Inveja

 

A inveja
4.7 (93.75%) 32 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*