Desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional em equilibrio

Desenvolvimento Pessoal

A característica fundamental dos humanos manifesta-se por duas actividades principais: uma elaboração cuidada dos dados da situação e/ou da tarefa a levar a efeito e, simultaneamente, uma adequada atribuição de significação, orientada para a acção a desenvolver.

Acção esta, que pode ter por objectivo uma intervenção profissional ou uma pesquisa de fundo a desenvolver ou, ainda, uma simples hipótese a formular ou reformular.

A característica específica do humano é o agir e, em presença de outro (s) humano (s) é interagir, expressar sociabilidade, espontânea ou organizada, ou as duas.

O cenário actual mostra que o constante desenvolvimento tecnológico leva a sociedade a uma complexidade nas suas relações pessoais e profissionais e as pessoas precisam estar preparadas para estas mudanças. Isto se da nas organizações que estão cada vez mais pressionadas pelas pessoas com os quais mantêm suas relações de trabalho, para que invistam no desenvolvimento humano.

Dentro deste contexto buscam contínuo desenvolvimento para manterem suas vantagens competitivas. O resultado desta busca contínua torna-se um desafio em um ambiente tão volátil no qual se vive hoje.

Para enfrentar esse desafio, é preciso encontrar referenciais estáveis para balizar o desenvolvimento pessoal a fim de trazer segurança quanto a sua inserção no mercado de trabalho.

Percebe-se em muitas pessoas, até mesmo de forma natural, certa resistência ao planeamento de carreira, pois encaram o sucesso profissional como algo que se ganha, que é dado por alguém, isso porque não tiveram nenhum estímulo ao longo de suas vidas para este fim.

Ao invés do que muitos pensam, a vida pessoal deve estar intimamente ligada ao lado profissional. Ambas fazem parte de um ciclo natural da vida. Se estes polos não estiverem em perfeito equilíbrio, você perceberá atritos e desarmonia no seu quotidiano.

Aceitar entrar num processo de desenvolvimento pessoalé permitir-se analisar todas as questões vivenciais que nos envolvem, ter uma percepção de quais estão em défice, onde estão os desafios, o que deve ser alterado e o que podemos fazer para obter resultados diferentes e bem-sucedidos.

Quem não tem metas e objectivos não sabe aonde pretende chegar!

 

Desenvolvimento Pessoal

Desenvolvimento pessoal e desenvolvimento profissional em equilibrio
4.7 (93.91%) 23 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*