As seis fases do processo de mudança individual para acabar com maus hábitos

A mudança não é um evento, mas sim um processo. A mudança acontece através de uma série de fases, e a maioria das pessoas que mudam com sucesso, por iniciativa própria, falhou pelo menos uma vez antes de ser bem sucedida. Só a força de vontade não chega.

Você precisa de compreender o ciclo de mudança, ou arrisca-se a substituir um mau hábito por outro, como acontece muitas vezes com ex-fumadores, que substituem o vício do tabaco com guloseimas, por exemplo. O sucesso depende de ter a informação certa e de saber utilizá-la.

Os investigadores identificaram seis fases distintas no processo de uma mudança individual bem sucedida:

  1. Negação
  2. Conhecimento
  3. Preparação
  4. Acção
  5. Manutenção
  6. Terminação

Para a maioria das pessoas, o processo de eliminar um mau hábito não é um caminho directo que as leva de uma fase para a fase seguinte. Uma mudança individual bem sucedida segue habitualmente um caminho que se assemelha a uma espiral: o indivíduo segue em frente, recua à fase anterior, e segue depois para a fase seguinte de compromisso uma ou mais vezes, antes de eliminar definitivamente o mau hábito.

Eliminar um mau hábito durante a ressaca geralmente não resulta. Se a pessoa não está preparada para seguir em frente, forçá-la para a fase de acção fará com que se sinta falhada logo na primeira vez que cair. Além disso, isto pode fazer com que a pessoa se sinta ainda mais presa a esse mau hábito do que estava antes de tentar desistir. Ao sentir-se culpada por falhar ao deixar esse mau hábito, será ainda mais difícil comprometer-se em deixar na próxima vez.

Já todos presenciámos casos deste género. Muitos de nós já sentimos a frustração de tentar abandonar um mau hábito. Tal como disse Mark Twain, “Deixar de fumar é fácil. Pessoalmente, já deixei muitas vezes.” Se isto lhe soa familiar, este artigo é para si.

O seu mau hábito poderá ser qualquer um, e você até poderá já ter tentado abandoná-lo várias vezes. Mas desta vez será diferente, porque você irá perceber que acabar com os maus hábitos é um processo, um percurso, e não um acontecimento. Você irá adquirir o conhecimento e a confiança necessários para ser bem sucedido desta vez.

Você pode realmente mudar? Pode libertar-se realmente dos maus hábitos? Milhões de pessoas em todo o mundo são a prova viva que pode. Este blog irá mostrar-lhe como através dos seguintes posts. Mas para atingir o seu objectivo é necessário que você saiba para onde quer ir. Para muitas pessoas, esta é a parte mais difícil.

Eliminar as barreiras é o ponto de partida para que possa libertar-se dos maus hábitos.

Acabar Com Maus Hábitos

As seis fases do processo de mudança individual para acabar com maus hábitos
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*