A teoria por detrás da lei da atracção assenta na convicção que a energia atrai energia do mesmo tipo, na grande vastidão de espaço e de tempo que compreende o nosso universo. Cada ser humano está constantemente a irradiar energia para o espaço; o tipo de energia que é irradiada é determinado pelo estado emocional do indivíduo em questão e pode variar de dia para dia – por vezes, até mesmo de hora para hora!
Esta energia emocional é normalmente conhecida como “vibração”, e é assim que os cientistas que estudam a lei da atracção se referem a ela. Provavelmente você já estará familiarizado com o termo. Já alguma vez esteve com alguém que parece irradiar um “brilho” que inspira felicidade em todos os que o/a rodeiam? Ou, da mesma maneira, já passou algum tempo com alguém que parece tão azedo e infeliz que parece emitir constantemente uma “vibração negativa”, que perturba a vida e a felicidade de todos os que estão à volta dele/a?
Você não possui poderes psíquicos para ser capaz de sentir as vibrações que essas pessoas emitem; mas esta energia é bem real num plano psicológico e afecta qualquer pessoa, em qualquer lugar e em qualquer altura. As nossas vibrações são normalmente uma resposta inconsciente a uma forma de estímulo ambiental; alguma coisa acontece que nos leva a sentir felicidade, tristeza, medo, confusão, cansaço, etc., e a resposta do nosso subconsciente a esse estímulo (porque as vibrações são geradas e projectadas mais do subconsciente do que da consciência), é algo que está para além do nosso controlo.
Provavelmente, as pessoas que emitem essa vibração negativa não escolhem ser infelizes, nem desejam espalhar a sua infelicidade pelas pessoas que as rodeiam, simplesmente pelo facto de estarem presentes. Antes de dizer aquilo que está a pensar, sim, há algumas excepções a esta regra. Há pessoas que sentem um grande prazer em causar tristeza nas outras pessoas. Mas é importante perceber que isto não é normalmente feito com o desejo de causar dor nos outros, mas é uma forma da pessoa não se sentir tão sozinha na sua tristeza. Mas estamos a divagar…
Existe um conjunto de sentimentos que levam a que sejam emitidas vibrações positivas ou negativas e, antes de continuarmos qualquer discussão sobre a lei da atracção, é importante percebermos que sentimentos são estes (mais tarde, irá perceber a razão de conhecermos estes sentimentos).
Vibrações Positivas
As vibrações positivas são geradas a partir de bons sentimentos, tais como:
- Alegria
- Amor
- Entusiasmo
- Abundância (de algo que cause uma resposta positiva)
- Orgulho
- Conforto
- Confiança
- Afecto
Vibrações Negativas
As vibrações negativas surgem a partir de maus sentimentos, como por exemplo:
- Desapontamento
- Solidão
- Falta (de algum luxo ou necessidade da vida)
- Tristeza
- Confusão
- Cansaço
- Raiva
- Mágoa