O que é o autismo?

autismo

Autismo

O estudo ao olhar das crianças nos primeiros meses de vida permitiu a investigadores norte-americanos concluir que o autismo pode ser diagnosticado nos primeiros meses de vida de uma criança.

Reduzida interacção social, défice na comunicação e  imaginação e capacidade simbólica limitadas. Este é, grosso modo, a tríade de perturbações que assola uma criança autista.

O autismo interfere com a capacidade da pessoa de comunicar e de se relacionar com os outros e está também associado a interesses restritos, rotinas rígidas e comportamentos repetitivos. A gravidade dos sintomas pode variar desde quadros relativamente suaves até outros gravemente incapacitantes.

Não se dispõe ainda de cura medicamentosa para o autismo. No entanto, um conjunto de intervenções terapêuticas, nomeadamente a estimulação precoce adequada e continuada, pode aliviar alguns sintomas e trazer melhorias em termos do desenvolvimento destas crianças.

autismo

Quando os pais suspeitam que o filho é um autista, têm a tendência de negar o facto ou de acreditar que ele se curará completamente. Muitas vezes, os familiares migram de profissional em profissional, esperando ouvir o diagnóstico tão desejado. Embora ainda não seja possível falar-se em uma cura ampla, com os recursos actuais da medicina pode-se cultivar a esperança de ver esta criança alcançar uma maior independência.

É actualmente recomendado que a intervenção seja iniciada o mais cedo possível e que sejam contempladas as 3 áreas principais que caracterizam a doença: a interacção social, a comunicação e os interesses e actividades.

Autismo

 

O que é o autismo?
Vote neste artigo

Comentários

  1. Olga B || at

    produtos estetica e outros na nossa loja online, visite-nos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*