Mudar de emprego

Mudar De Emprego

É natural que nem sempre o emprego que temos corresponda totalmente às nossas expectativas, mas nada justifica passar uma vida inteira a fazer o que não se gosta. Muitas pessoas acabam por viver angustiadas a sua profissão, enquanto “alimentam” em segredo o sonho de uma carreira que julgam impossível.
Não é uma decisão fácil, e é necessário alguma coragem para assumir uma mudança de emprego, mais ainda quando se trata de uma mudança radical do rumo profissional.

 
Falta de motivação e entusiasmo pelo trabalho, perda de interesse pelas tarefas, salários insuficientes, poucas perspectivas profissionais ou uma nova visão de realização profissional, são tudo razões que podem levar alguém a querer mudar de carreira. E esta não é uma vontade rara. Numa época em que já não existem “empregos para a vida” e as mudanças acontecem cada vez mais rápido, a capacidade de adaptação e actualização podem ser determinantes para se conseguir navegar ao longo dos muitos anos no activo profissional.

 
Antes de tomar uma decisão radical, reflicta e analise… O problema está no trabalho ou em si próprio? Como em tudo, a rotina pode instalar-se no emprego, e muitas vezes, até as reclamações acontecem “por hábito”.
Quando já descobriu (ou redescobriu) aquilo que o move, invista algum tempo a pesquisar diferentes carreiras. Ao compreender verdadeiramente o que se faz no dia-a-dia de várias profissões, pode identificar quais se relacionam melhor com o seu perfil e interesses. Procure perceber se teria a vontade e motivação para fazer aquelas funções e tarefas todos os dias.

 
São raras as empresas que estão dispostas a reconhecer que colaboradores que já foram motivados e produtivos podem voltar a sê-lo noutra área, mas existem. O mais provável é que vá precisar de mudar de empresa para mudar de área, mas vale sempre a pena tentar internamente. Lembre-se de não começar a perguntar por uma mudança de área até ter a certeza de que quer e está preparado para mudar.
Não mude para uma área apenas porque conhece pessoas que têm tido sucesso na mesma. Da mesma forma, não mude para uma área apenas porque está na moda.

 
Procure oportunidades nos melhores portais de emprego. Redefina os seus critérios de pesquisa e crie alertas para receber as novidades que lhe interessam em primeira mão. Actualize o seu CV e procure estabelecer contactos com recrutadores e empresas com oportunidades na sua nova área.
Muitas vezes, este “começar de novo” implica receber menos e perder alguns dos benefícios e regalias a que já se estava habituado. Seja paciente.

Mudar De Emprego

Mudar de emprego
4.6 (91.25%) 16 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*