Funcionamento do ego humano

funcionamento do ego humano

Ego Humano

Funcionamento do ego humano

O ego humano é uma característica da psique humana que basicamente se resume o que voçê quer que os outros percepcionem de si. Para o conseguir o ego usa muitas artimanhas, veste-se de maneira diferente, usa vocabulário diferente, tem um carro só para impressionar, só pensa em si, e nas conversas com os outros repete milhões de vezes a palavra eu, faz também de vitima ou rebaixa os outros para ser superior quando na verdade acaba por descer o nível. Muitas pessoas não aceitam que têm um ego.

Voçê pensa que voçê é o seu ego, mas é uma grande mentira, voçê é um espirito que está num corpo, e para estar neste mundo de dualidade , sobrevivência e aprendizagem necessita de um ego, o ego é como um software que lhe foi instaurado para puder estar neste mundo, quando o ser humano desencarna e se for para o “paraiso” ele se irá ver livre do ego, pois no paraiso só há amor, não existe rivalidade, competição, medo de não ser amado, existe respeito e compaixão por tudo e todos.

Mas voltando ao mundo fisico em que vivemos, o funcionamento do ego é como uma  soma dos defeitos psicológicos que vivem em nosso mundo interior, que foram criados e continuam a ser alimentados inconscientemente por nós mesmos.
Esses defeitos nutrem-se das energias dos centros da máquina humana. Cada um desses defeitos é chamado também de “eu” ou detalhe do ego.
O ego é realmente a causa de nossos sofrimentos, inconsciência, erros, vícios, medos, fraquezas ,etc porque ele cria falsas crenças da realidade.

O ego é a nossa parte que cria a separação dos outros, que tem medo de deixar de ser amado,  e por isso cria mascaras para obter validação dos outros. O instinto fisico do ego é também a sobrevivência.

O complexo EGO humano, além de complicado, nos domina, nos aprisiona, nos faz infelizes se ele não é evidenciado, ou muito felizes, se ele está na moda, em especial se ele é considerado “celebridade”.

Cada reclamação é uma pequena história que a nossa mente cria e na qual acreditamos inteiramente sermos nós. Não importa se ela é feita em voz alta ou apenas em pensamento. Alguns egos que talvez não tenham muito mais com o que se identificar sobrevivem apenas com queixas, sentido de superioridade ou papel de vitima ele tem muitas formas de se manisfestar. Quando estamos presos a um ego assim, reclamar, sobretudo de alguém, é algo habitual e, é claro, inconsciente, o que mostra que não sabemos o que estamos fazendo.

 

Uma atitude típica desse padrão do funcionamento do ego humano é aplicar rótulos mentais negativos às pessoas, seja na frente delas ou, como é mais comum, falando sobre elas com alguém ou até mesmo apenas pensando nelas. Criticar ou dizer palavrôes é o modo mais rude de atribuir esses rótulos e de mostrar a necessidade que o ego tem de estar certo e triunfar sobre os outros: “idiota”, “desgraçado”, “ignorante”, “etc.”, todas essas afirmações definitivas contra as quais não se pode argumentar. Mas tudo o que o ego pensa que ganha é uma ilusão, se questionar a realidade nunca ninguèm ganha, veja-se o ego que se adquire por ser adepto de uma equipa de futebol, voçê se projecta para clube( ilusão) voçê nunca pode ser ter , controlar os jogadores, se a equipa ganha o ego do adepto se enche fica todo orgulhoso, vaidoso, e pensa que é superior ao adepto da equipa adversaria e vai obter o seu respeito, (ilusão ) veja um exemplo do ego no futebol:

primeira ilusão( o adepto não é o clube, não controla os resultados da equipa)

segunda ilusão ( se a equipa ganha ele fica feliz, e sente-se superior ao adepto da equipa contraria , é falso porque ele nao fez nada apenas sabe o resultado logo não tem créditos nenhuns)

terceira ilusão ( o adepto da equipa contrária nunca o vai respeitar, pelo contrário o seu ego vai ser arranjar desculpas para justificar a derrota, ou o arbitro, ou o treinador, ou a sorte ou o padre)

quarta ilusão ( o adepto da equipa que perde pode ficar deprimida por uma coisa que nao controla, que não é ele)

O ego além do futebol se pode manisfestar em mil formas, como politica, o patrão, o doutourado, o pai, a mãe, o policia, o esperto, o inteligente, etc. fazendo o afastar dos outros que sao a nossa razão de viver. o ego pensa que todos estamos separados e cria uma competição infinita com os outros até ao ultimo dia de vida.

O ego também se pode manisfestar com pensamentos negativos que o derrubam no dia a dia, ora quando está com os outros ele tenta sempre fazer voçê dominar o outro, quando voçê está sozinho ele pode fazer o oposto e te lembrar através da repetição os seus defeitos, que voçê não merece, etc..

Só existe 2 maneira de minimzar os estragos que o ego faz nas nossas vidas. O caminho e os ensinamentos budista são uma maneira de viver aceitar e controlar os pensamentos do ego, uma vez que o ego não pode ser eliminado porque é uma caracteristica humana, mas pode ser dominado, para que possa ter uma vida mais feliz e livre. A Terapia da sombra humana também é uma terapia muito eficaz, porém difícil de fazer que vai até ao fundo de si, que faz doer e reviver situaçoes dolorosas do passado, e questionar as falsas crenças da sombra e tomar consciência das projecções negativas que faz perante os outros para se libertar de vez dos pensamentos obsessivos e crenças faltas que o ego cria.

Ego Humano

Funcionamento do ego humano
4.4 (88.57%) 7 votos

Comentários

  1. DURVAL || at

    MUITO BOA EXPLICAÇAO,POIS CONVIVO COM PESSOAS ASSIM

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*