Dicas simples para fortalecer amizades para toda a vida

Amizade

Fortalecer Amizades

Dicas simples para fortalecer amizades para toda a vida

Um amigo é aquele que sabe como você é, compreende aquilo que foi, aceita o que você se tornou, e ainda, gentilmente, lhe permite crescer. ― William Shakespeare

Se não fosse pelos amigos, eu nunca teria sobrevivido a alguns dos momentos mais difíceis da minha vida.

Quando estava a passar por um dos acontecimentos mais difíceis e dolorosos da minha vida, depois de um divórcio, foram os velhos e os novos amigos que me salvaram!

Os amigos estavam lá para me dar conselhos e uma perspectiva sobre a minha vida. Os amigos estavam lá para me dar força e coragem. Eles também estavam lá para rir e para me incentivarem. Agora eu percebo que a amizade é testada durante os momentos difíceis da vida, e torna-se mais forte quando enfrenta e supera a adversidade.

Embora eu não procure mais problemas na minha vida apenas por uma questão de amizade ou de carinho, eu descobri que podemos sempre aprofundar e fortalecer as nossas relações com os outros.

Aqui estão 10 maneiras de incentivar um relacionamento mais forte com os seus amigos:

1. Seja mais consciente das suas amizades

Às vezes, estamos tão ocupados com a vida e a família, que nos esquecemos que temos amigos. Precisamos estar cientes de que os amigos não vão estar para sempre nas nossas vidas. Embora possam ser “apenas” um vizinho ou colega de escola, hoje, isso não significa que será amanhã. Esteja ciente de que as pessoas que passam tempo com os amigos, dão o primeiro passo na construção de relações mais fortes.

2. Não tome as amizades por garantidas

Não se esqueça que a amizade é uma escolha, não é uma obrigação. Se você não valoriza as suas amizades, elas acabam por desaparecer.

No mundo agitado de hoje, estamos constantemente em movimento. Se ignorarmos as nossas amizades, elas afastam-se, até que um dia vamos querer saber o que aconteceu com essas pessoas que eram tão importantes nas nossas vidas.

3. Veja como pode ajudar um amigo em apuros.

Não há melhor momento para ser um grande amigo que em tempos de dificuldades e problemas.

Você não tem que resolver o problema, mas pode ser um ombro amigo, alguém para partilhar uma refeição ou ajudar com um recado.

Muitas vezes, os amigos estão a enfrentar dificuldades e não as revelam, por medo de se impor aos outros. Tive a sorte que muitos dos meus amigos fizeram um esforço para se aproximarem de mim e perguntarem como podiam ajudar-me.

4. Encontre formas de tornar a vida melhor

Você não tem de se aproximar dos amigos apenas em momentos de dificuldades. Encontre formas de agregar valor às suas vidas. Se eles estão ocupados com um projecto e você poderia dispor de algum tempo para fazer babysitting, ofereça a sua ajuda. Se eles trabalham longas horas, vá levar ou buscar os seus filhos, faça recados ou surpreenda-os com uma refeição caseira.

Encontre formas de ajudar os seus amigos e eles serão verdadeiramente gratos, mas ainda mais capazes de apreciar a sua reflexão.

5. Passe tempo com os amigos

Isto pode parecer disparatado, mas quando foi a última vez que você passou algum tempo de qualidade com os seus amigos?

Mais uma vez, isto vai de encontro à ideia que não podemos tomar as amizades por garantidas.

Compreensivelmente, as exigências do trabalho ou da família consomem mais o nosso tempo. A nossa vida diária pode ser uma interminável lista de afazeres, mas é sempre possível definir um tempo de sobra para os amigos. Reserve uma hora ou dia da semana para estar com os amigos!

6. Comunique regularmente com os amigos

Além da falta de tempo suficiente para passar com os amigos, a falta de comunicação também afecta as suas amizades.

Num mundo onde a tecnologia faz com que seja tão fácil comunicar, actualmente aproximar-se de um amigo requer apenas uma mensagem de texto rápida, um breve e-mail, um telefonema ou uma visita.

Seja proactivo em manter o contacto, mesmo que seja apenas para dizer Olá e saber como eles têm passado.

7. Encoraje os seus sonhos.

Quando os amigos estiverem perdidos, confusos ou procurarem o seu conselho, ouça-os e ajude a guiá-los. Muitas pessoas na nossa vida derrubam rapidamente os nossos sonhos ou as nossas paixões, mas sem objectivos ou sonhos as nossas vidas tornam-se numa existência sem sentido.

Partilhe a sua paixão para inspirar outras pessoas e veja a diferença que faz na sua vida e na deles. Se você procura fortalecer uma amizade, tente dar conselhos valiosos e construtivos.

Mesmo que você ache que as ideias do seu amigo são um pouco descabidas, ajude-o a analisar os prós e os contras do seu sonho, sem o desmoralizar.

8. Faça da amizade uma prioridade

Gastamos tempo com as relações que são importantes para nós. Nunca ter tempo suficiente não é uma desculpa. Quando você diz que não tem tempo suficiente, o que realmente significa é que você não tem tempo suficiente para a amizade.

Estamos frequentemente sobrecarregados nas nossas vidas, mas se a amizade é importante para si, faça disso uma prioridade. Quando você faz da amizade uma prioridade, capacita-se para dizer não a outras coisas menos importantes na sua vida, e para elevar o valor dos amigos. Lembre-se sempre que o emprego, as questões e os problemas vêm e vão. São sempre as amizades que transcendem a rotina da vida diária.

9. Desvalorize as suas deficiências

Os amigos podem perturbá-lo ou aborrecê-lo por causa das suas características, manias ou comportamentos. Se eles são amigos de longa data e valoriza o relacionamento, ignore as suas deficiências.

Independentemente da raça, cor ou credo, pessoas são pessoas. Todos nós temos as nossas qualidades positivas e negativas.

Por mais difícil que seja, por vezes, ignorar uma falha chata ou desagradável, aprenda a aceitá-la por causa da sua amizade de longo prazo, com a pessoa que você valoriza.

10. Limite as suas expectativas

Muitas vezes, quando os amigos nos aborrecem ou ficam chateados, é geralmente por causa de expectativas irreais.

Esperamos que os amigos nos agradeçam por gestos amáveis​​, para nos convidarem nos aniversários ou para se lembrarem dos nossos acontecimentos importantes. No mundo real, no entanto, os amigos cometem erros e nem sempre fazem o que você acha que deveriam fazer.

A maneira mais fácil de arruinar uma amizade é permitir que esse tipo de atitude fique fora de controlo. Páre de esperar que as pessoas se comportem da forma que você espera. Na verdade, reduzir as expectativas ou as exigências dos amigos irá reduzir uma potencial decepção com eles.

Os bons amigos são difíceis de encontrar, por isso valorize as amizades que você tem e elas irão durar uma vida inteira.

O que é que você tem feito para manter as suas amizades? Por favor, partilhe os seus pensamentos nos comentários abaixo.

Fortalecer Amizades

Partilhar este artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*