“O perdão é uma coisa engraçada, que aquece o coração e arrefece o ferrão.”
Eu sei que todos nós lemos um milhão de artigos sobre o perdão e ouvimos mil discursos sobre o mesmo. Mas, no entanto, é muito difícil de praticar. O perdão não é fácil para a maioria de nós.
De cada vez que alguém nos fere, ficamos com um sentimento de raiva, dor e vingança. Achamos muito difícil deixar passar o assunto quando alguém nos feriu. Mas o perdão não é esquecer, é só deixar ir a dor. Não é algo que você conceda aos outros, mas um presente que você dá a si mesmo.
A mágoa e a dor que lhe têm causado pode ser sempre uma parte da sua vida, mas o perdão vai ajudar a soltar o seu domínio sobre si mesmo para que você possa seguir em frente.
E sobre a quem perdoar, comece com um amigo que o magoou muito, com o estrangeiro que pisou o seu dedo do pé no autocarro, e com as outras coisas e pessoas entre estes dois extremos.
Perdoar-se a si mesmo também é importante. E perdoe rapidamente, porque quanto mais tempo você demorar, quanto mais você pensar sobre isso, menos vai estar pronto para o fazer. Assim, faça-o o mais rápido possível, porque mesmo que o perdão não possa mudar o passado, ele vai definitivamente mudar o futuro.
E lembre-se:
“Não perdoar é como beber veneno de rato, e ficar à espera que o rato morra.”