Alterações de humor

Alterações De Humor

Afetos e humores referem-se a diferentes aspetos da emoção. O afeto é comunicado através da expressão facial, inflexão vocal, gestos e postura. O afeto visa indicar se uma pessoa está satisfeita, aflita, desgostosa ou em perigo.

O humor é variável e modifica-se diversas vezes durante o dia em todas as pessoas.
Se tivermos muitos momentos stressantes e desgastantes num único dia é natural que, quando esse dia chegue ao fim, estejamos sem energia, cansados e tristes.
Não devemos, contudo, confundir tristeza com depressão. A tristeza é um sentimento que pode aparecer por algum motivo qualquer e depois de algum tempo ela passa.
É caracterizado por oscilações ou mudanças cíclicas de humor. Estas mudanças vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de MANIA, HIPOMANIA, DEPRESSÃO e MISTOS.
É o chamado Transtorno Bipolar ou Maníaco-Depressivo e são as principais manifestações dos Transtornos de Humor.

Oficialmente, existem dois tipos de transtorno afetivo bipolar. O tipo I é representado pela mania plena e depressão maior, enquanto que o tipo II é marcado por uma depressão maior alternada com hipomania de menor intensidade e duração.
Todas essas particularidades dos sintomas podem trazer dificuldades para o diagnóstico correto de transtorno bipolar. O tratamento do problema inclui medicamentos estabilizadores do humor e acompanhamento psicoterápico.
Controlar os sintomas também é possível com a adoção de alguns hábitos no quotidiano do paciente que podem ajudá-lo a conviver com a doença.
A ajuda de um médico é essencial!

 

Alterações De Humor

Alterações de humor
4.7 (94%) 20 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*