5 maneiras de alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

5 maneiras de alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho usando a atenção plena e a meditação

O trabalho desempenha um papel importante em nossas vidas. Como adultos, tendemos a gastar a maior parte do tempo em nossos empregos. E não apenas o tempo, mas também o nosso precioso espaço mental. Alguns de nós ficam tão envolvidos em nosso trabalho que perdemos o apreço pelas pequenas coisas em nossa esfera pessoal.

Como podemos garantir que nosso tempo, energia e atenção sejam usados ​​de maneira equilibrada e eficaz? Qual é a melhor maneira de nos apoiar na criação de um equilíbrio eficaz entre vida profissional e pessoal?

A atenção plena e a meditação são conhecidas por fornecer o suporte mais sustentável para equilibrar o trabalho e as outras coisas em nossa vida.

Tente estas estratégias para usar a atenção plena e a meditação para ajudá-lo a alcançar um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal:

1. Cultive calma e tranquilidade. Para tomar decisões mais sábias e trabalhar de maneira mais inteligente, em vez de mais difícil, é importante ter calma e serenidade. Essa qualidade pode ser cultivada através de uma simples prática de meditação.

* Pelo menos 15 minutos dessa prática, se realizados de forma consistente, podem fazer uma diferença significativa na maneira como fazemos as coisas em nossas casas e escritórios.

* Estar calmo nos permite obter confiança e desenvolver confiança dentro de nós mesmos, dos outros e do mundo em geral.

* Esse recurso poderoso nos ajuda a fazer melhores escolhas sobre como gastamos nosso tempo, energia e atenção, levando a um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

* O que faz você perder a calma? Que tipo de consequências você enfrenta ao tomar decisões precipitadas e sob a influência do estresse? O que você pode fazer para cultivar mais paz interior no trabalho? E na sua casa?

2. Torne-se um mestre da sua mente. Nós tendemos a prestar mais atenção em cuidar de nossos corpos do que nossas mentes. De fato, muitas vezes tomamos nossa mente como certa. O resultado é que acabamos vivendo uma vida em que a mente está no controle de nossas vidas, e não o contrário.

* O que experimentamos como vida é basicamente apenas uma criação de nossas mentes. Mesmo que pareça que nosso destino depende de circunstâncias externas, a verdade é que a maneira como percebemos essas circunstâncias determina nossa experiência.

* Ser um mestre de sua mente permite criar suas próprias circunstâncias desejáveis ​​e colocá-las em um equilíbrio que funcione para você. O domínio da mente pode ser alcançado através de uma prática diária de atenção e meditação, que não custa nada, exceto algum tempo e dedicação.

3. Observe e expresse suas necessidades. Uma parte significativa de nossa frustração, estresse e sofrimento na vida vem de nossas necessidades não atendidas. Quando trabalhamos muito ou pouco, podemos acabar negligenciando nosso bem-estar. Maior conscientização de nossas necessidades traz um melhor equilíbrio e mais satisfação em nossas vidas.

* Quais são as necessidades não atendidas no seu local de trabalho? O que você pode fazer para encontrá-los? Qual é o seu estado atual de bem-estar de 1 a 10 (1 sendo ruim. 10 excelente)? O que você pode fazer para fazer 10?

* Quando você está equilibrado e pode atender às necessidades de seu corpo, mente e espírito, seus níveis de energia aumentam e a vitalidade aumenta, para que você possa começar a viver em sintonia com seus valores, princípios e propósitos.

4. Responda em vez de reagir. O nível mais alto de domínio sobre a mente pode ser visto como uma capacidade de responder em vez de reagir.

* Há uma enorme diferença entre os dois. Reagir é como estar no piloto automático, deixando suas emoções controlar o que você diz ou faz a seguir. Responder, por outro lado, apresenta uma ação consciente, calma e construtiva que promove a resolução de conflitos.

* Responder significa estar no controle de seus próprios pensamentos e comportamentos. Ajuda você a se encarregar de sua vida e ajuda a definir e manter suas prioridades, como um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.

* A capacidade de responder exige que você esteja presente no momento, tanto quanto possível. Existem muitos recursos online sobre atenção plena e meditação que podem ajudá-lo a adotar o poder do agora.

5. Economize algum tempo para o autocuidado. Nosso trabalho, amigos, parceiros e crianças precisam de nosso cuidado, energia e atenção. Mas de onde vem essa energia? Como podemos continuar dando?

* Se você quer estar presente para os outros de maneira saudável e sustentável, é crucial que você economize algum tempo para cuidar de si: desacelerar, relaxar e se envolver em atividades prazerosas que renovam sua energia e restauram seu espírito.

* O autocuidado nunca é um ato egoísta – é simplesmente uma boa mordomia do único presente que tenho, o presente que fui colocado na terra para oferecer aos outros. Sempre que podemos ouvir o verdadeiro eu e dar o cuidado necessário, o fazemos não apenas por nós mesmos, mas também por muitos outros cujas vidas tocamos. Parker J. Palmer

Cuidar do seu bem-estar e incorporar algumas dessas idéias conscientes pode ajudá-lo a alcançar maiores níveis de harmonia em sua vida pessoal e profissional.

Dica Bónus: Para continuar a aprofundar este assunto veja o seguinte video e descubra mais técnicas poderosas de como pode viver o momento presente no seu dia a dia:

Partilhar este artigo

Comentários

  1. excelente artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*