Como descobrimos o Princípio de 90/10

Como descobrimos Princípio de 90/10

Como descobrimos o Princípio de 90/10

Este Princípio vai mudar a sua vida (ou pelo menos, a forma como você reage às situações).

10% da vida é feita com o que lhe acontece.

…90% da vida é decidida pela forma como você reage…

O que significa isso?

Nós realmente não temos controlo sobre 10% do que nos acontece. Nós não podemos impedir o carro de se avariar. Não podemos impedir o avião de se atrasar, e arruinar toda a nossa agenda. O motorista não pode tirar-nos do trânsito.

Com os outros 90% é diferente. Você determina os outros 90%.

Como?… através da sua reacção.

Não deixe que as pessoas o enganem. VOCÊ pode controlar a forma como reage.

Vamos usar um exemplo…

Você está a tomar o pequeno-almoço com a sua família. A sua filha deixa cair uma chávena de café na sua camisa do fato. Você não tem controlo sobre o que acaba de acontecer. O que acontece a seguir é determinado pela forma como você reage.

Você pragueja. Você repreende severamente a sua filha, que derruba um copo em cima da mesa. Ela começa a chorar. Depois de repreendê-la, você vira-se para a sua esposa e começa a criticá-la por deixar o copo muito perto da borda da mesa. Segue-se uma curta batalha verbal.

Você vai tempestuosamente para o andar de cima e troca de camisa. Volta para baixo, e a sua filha esteve mais ocupada a chorar do que a terminar o pequeno-almoço e preparar-se para ir para a escola. Ela perde o autocarro. A sua esposa tem de sair imediatamente para o trabalho. Você corre para o carro e leva a sua filha para a escola.

Como está atrasado, você conduz a 60 Km./hora numa zona em que o limite de velocidade é de 40 Km. Depois de um atraso de 15 minutos e de apanhar uma multa de € 60,00, vocês chegam à escola. A sua filha corre para o edifício sem se despedir.

Depois de chegar ao escritório 20 minutos atrasado, você percebe que esqueceu a sua pasta. O seu dia começou terrivelmente. À medida que continua, parece ficar cada vez pior. Você só quer que o dia passe depressa para voltar para casa. Quando você chegar à casa, há uma tensão no seu relacionamento com a sua esposa e filha.

Porquê? Por causa de como você reagiu na parte da manhã.

Porque será que você teve um mau dia?

A) Será que a causa foi o café derramado?

B) Será que a causa foi a sua filha?

C) Será que a causa foi o polícia que o multou?

D) Será que a causa foi você?

A resposta certa é a “D”.

Você não tinha controlo sobre o que aconteceu com o café.

Como você reagiu naqueles 5 segundos é que causou o seu mau dia.

Aqui está o que poderia e deveria ter acontecido.

Salpicos de café sobre si. A sua filha está prestes a chorar. Você gentilmente diz: “Está tudo bem querida, da próxima vez tens de ter mais cuidado.” Agarra numa toalha e sobe para mudar de camisa. Você pega na sua pasta, e ainda volta a tempo de olhar pela janela e ver a sua filha entrar no autocarro. Ela vira-se e diz adeus. Você chega 5 minutos antes da hora e cumprimenta os colegas alegremente.

Viu a diferença?

Dois cenários diferentes.

Ambos começaram da mesma forma. Ambos tiveram um final diferente.

Porquê? Por causa da forma como você reagiu.

Você realmente não tem controlo sobre 10% do que acontece na sua vida.

Os outros 90% são determinados pela sua reação.

Aqui estão algumas maneiras de aplicar o Princípio 90/10.

Se alguém diz algo negativo sobre si, não seja uma esponja. Deixe o ataque deslizar como gotas de água numa janela. Você não tem que deixar que os comentários negativos o afectem.

Reaja adequadamente e isso não vai estragar o seu dia. Uma reacção errada pode resultar na perda de um amigo, em ser demitido, ou em ficar stressado.

Como é que você reage se alguém se mete à sua frente no trânsito? Você perde as estribeiras? Descarrega em cima do volante? (um amigo meu fez o volante cair). Você diz palavrões? A sua pressão arterial dispara? Quem se importa se você chega 10 segundos mais tarde ao trabalho? Porquê deixar que o trânsito arruine a sua condução?

Lembre-se do Princípio 90/10 e não se preocupe com isso.

Você acabou de ser despedido. Porquê perder o sono e ficar irritado? Isso vai desgastá-lo. Use a sua energia e o seu  tempo para encontrar um novo emprego.

O avião está atrasado. Ele vai boicotar a sua agenda para aquele dia. Porquê descarregar a sua frustração sobre a hospedeira de bordo? Ela não tem nenhum controlo sobre o que está a acontecer. Use o seu tempo para estudar ou conhecer os outros passageiros, porquê stressar? Isso só vai piorar as coisas.

Agora você sabe o Princípio 90/10. Aplique-o e você vai surpreender-se com os resultados. Você não vai perder nada se tentar.

O Princípio 90/10 é incrível. Muito poucos conhecem e aplicam este Princípio.

O resultado?

Você vai ver por si mesmo!

Milhões de pessoas sofrem de cansaço desnecessário, provações, problemas e dores de cabeça. Todos nós devemos compreender e aplicar o Princípio 90/10. Ele pode mudar a sua vida! Divirta-se!

Este Princípio dá-nos a força de vontade necessária para que possamos aprender pela experiência. Absolutamente tudo o que fazemos, dar, por exemplo, ou até mesmo pensar, é como um boomerang. Ele voltará para nós.

Se quisermos receber, temos que aprender a dar primeiro. Talvez possamos acabar com as nossas mãos vazias, mas o nosso coração será preenchido com amor. E aqueles que amam a vida, têm esse sentimento marcado nos seus corações.

Como descobrimos o Princípio de 90/10
Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*