Auto-estima nas crianças

A auto-estima é um conceito individual que se constrói ao longo de uma vida.

A auto-estima é o conjunto de crenças e sentimentos que temos sobre nós mesmos, são as nossas “auto percepções.”

A forma como nos definimos influencia as nossas motivações, atitudes e comportamentos, afectando ainda o nosso equilíbrio emocional. A construção dos padrões de auto-estima começa muito cedo na vida. Por exemplo, uma criança que atinge um objectivo pretendido experimenta um sentimento de realização que reforça a auto-estima.

Aprender a caminhar depois de dezenas de tentativas frustradas ensina um bebé a ter uma atitude de “consigo fazer”. O conceito de persistência para alcançar o sucesso começa cedo. As crianças tentam, falham, tentam de novo, falham de novo, e então finalmente obtêm sucesso, desenvolvendo uma ideia positiva acerca das suas próprias capacidades. Ao mesmo tempo, vão criando um autoconceito baseado em interacções com as outras pessoas.

Promova a reflexão na criança sobre possíveis soluções.

Tente simular algumas possíveis situações com a criança para ajudar a demonstrar as etapas envolvidas na resolução de problemas. Se a criança lhe colocar questões acerca do que deve fazer, se pode fazer, ou como pode fazer, relembre-a que ela já tem capacidade para pensar acerca do assunto.

Se a criança seguir a mensagem transmitida e ainda assim não conseguir melhorar, certamente irá ficar a pensar que o problema está nela, que ela não tem capacidade, porque apesar do esforço não foi capaz. Perante este cenário a auto-estima sofre um terrível abalo.

As crianças gostam de ajudar os outros. Ao oferecer-lhe oportunidades para ajudar, isso irá fazer com que sinta que tem algo a oferecer ao mundo. Envolver a criança na prestação de ajuda é uma óptima maneira de fazê-la sentir-se bem sobre si mesma e relativamente aos outros.

Recomendamos que para aprofundar mais este tema visualize este curto vídeo que lhe ensinará mais técnicas sobre como pode promover mais auto estima em crianças.

4.5 / 5. Votos: 33

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *